03/05/2024
DA REDAÇÃO
A comunidade católica penapolense realiza amanhã (4), a missa em comemoração ao dia de São Peregrino, cuja capela está localizada no Jardim do Lago 5, em Penápolis.
O santo católico é considerado protetor das pessoas doentes de câncer, e a construção da igreja teve início em 2019, após a doação integral da família do empreendedor Mário Fiorotto, após o loteamento ser realizado através da união das famílias Fiorotto e Houmsi. A celebração tem início às 19h00 na própria capela, que pertence à paróquia de São José Operário, e deve receber dezenas de devotos. De acordo com a comissão organizadora, após a celebração haverá ainda uma praça de alimentação ao lado da igreja com a venda de espetinhos variados e bebidas em geral. O valor arrecadado com a venda dos produtos será revertida para os trabalhos pastorais junto à comunidade. A celebração marca o dia do Santo e outras festividades devem acontecer anualmente, em fevereiro, quando se comemora a inauguração da capela em 2022.
Início
A capela de São Peregrino, localizada à avenida Orestes Soares de Moraes, 1.040, no Jardim do Lago 5, foi fundada em maio de 2019, sendo que no mesmo dia do santo católico, 4 de maio, foi celebrada uma missa para o lançamento da pedra fundamental da igreja. De acordo com o empresário Mário Fiorotto Neto, a doação do terreno para a construção aconteceu em parceria com a família Humsi, uma das famílias parceiras no loteamento do complexo Jardim do Lago. O empresário Mário Fiorotto Júnior, ressaltou que o projeto faz parte das medidas adotadas em outras cidades que receberam o empreendimento da empresa Fiorotto. Em Birigui, onde a Fiorotto obteve sucesso em seus loteamentos, também ocorreu algo semelhante, beneficiando a comunidade católica que, muitas vezes, sente a ausência de uma igreja católica no bairro.
São Peregrino
São Peregrino Laziosi que é o santo protetor das pessoas com câncer, nasceu em Forli, na Itália, em 1265. Segundo a tradição católica, aos 60 anos de idade, ficou gravemente doente, com muitas varizes nas pernas, que provocaram uma ferida. Com o passar dos dias, a ferida foi se transformando numa chaga maligna, que exalava mau cheiro, obrigando-o a viver isolado. O médico do convento diagnosticou que a chaga se propagaria até contaminar a perna toda e, por isso, sugeriu sua amputação. Na véspera da cirurgia, Peregrino aproximou-se do local onde havia uma imagem do Cristo crucificado e rezou. Naquela noite, durante o sono, Peregrino viu Jesus descer da cruz e tocar-lhe a ferida. Pela manhã, o médico testemunhou que a ferida tinha desaparecido. Peregrino morreu aos 80 anos de idade.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
19/01/2025 - Cultura: Projeto Férias no Parque começa dia 25 de janeiro
19/01/2025 - Inscrições para Processo Seletivo de bolsas da Funepe abrem dia 20
19/01/2025 - Reunião entre Desenvolvimento Econômico e Social discute parceria estratégica para 2025
19/01/2025 - Oportunidade: pagamento à vista do IPTU é prorrogado para 17 de fevereiro
19/01/2025 - Engenheiro Fernando Rosa assume a função de diretor no CREA-SP
19/01/2025 - Tribunal Regional Eleitoral Paulista recebe cerca de 7 mil processos em 2024
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.