
19/01/2025
DA REDAÇÃO
O Presidente do DAEP, Carlos Alberto Bachiega, reuniu-se no último dia 13 de janeiro, na sede da autarquia, com os vereadores da nova legislatura para apresentar e discutir os desafios e prioridades nos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana, todos de responsabilidade do DAEP.
Durante a reunião, Bachiega destacou a necessidade urgente de viabilizar os recursos do Novo PAC, que beneficiará Penápolis com investimentos para a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA). Com quase 60 anos de funcionamento, a estrutura da ETA apresenta diversas avarias, além de uma capacidade de tratamento comprometida frente ao volume atual de consumo diário de água, que chega a aproximadamente 18 milhões de litros.
O presidente ressaltou que os recursos do PAC, no valor de R$ 47 milhões, serão financiados e pagos pela Prefeitura Municipal em um prazo de 20 anos. No entanto, a viabilidade do investimento depende da autorização da Câmara de Vereadores e do Ministério da Economia. Segundo Bachiega, essa é a maior captação de recursos realizada pela Prefeitura de Penápolis na história recente, possível graças ao esforço do DAEP na elaboração de todos os projetos técnicos executivos necessários e ao empenho político e administrativo do prefeito Caíque Rossi. "A reforma da ETA é essencial para garantir a qualidade da água fornecida à população pelos próximos 60 anos", afirmou.
Outro ponto abordado foi a necessidade de avanço na reforma administrativa, considerando que a estrutura atual do DAEP é incompatível com a ampliação dos serviços que a autarquia tem desenvolvido nos últimos dez anos. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) proposta contra a Administração Municipal pode comprometer a gestão do DAEP, uma vez que a supressão de dispositivos de remuneração considerados inconstitucionais pode impactar a estrutura funcional.
Bachiega também apresentou as ações implementadas para profissionalizar a gestão, aprimorar a qualidade técnica e gerar economia de recursos. Entre as iniciativas, destaca-se a opção de adquirir energia elétrica de média tensão na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, reduzindo em aproximadamente 45% as despesas com eletricidade, que representam a segunda maior despesa da autarquia. Além disso, está em andamento a construção de uma usina fotovoltaica para atender a demanda de energia de baixa tensão, tornando o DAEP autossuficiente na produção dessa modalidade de energia.
Graças a essas medidas, bem como à terceirização de serviços e mecanização de processos, o DAEP encerrou o ano de 2024 com um superávit financeiro de R$ 3,4 milhões. Esses recursos serão investidos em 2025 para a conclusão da operacionalização do poço profundo e a revitalização da frota de veículos da autarquia.
Ao final da reunião, o presidente e os vereadores avaliaram o encontro como produtivo e esclarecedor, reforçando a importância da cooperação entre o DAEP e o Poder Legislativo para garantir melhorias no saneamento e infraestrutura do município.
(Com A/I Daep)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
28/08/2025 - Médicos são condenados pela morte de paciente no pronto-socorro em 2018
28/08/2025 - Cadela é resgatada em situação de maus tratos em Santópolis do Aguapeí
28/08/2025 - Polícia Militar prende cozinheiro com maconha, cocaína e ecstasy
28/08/2025 - Aposentado vai à delegacia registrar BO e acaba detido por embriaguez ao volante
28/08/2025 - Avanhandava: jovem é preso em cima do telhado tentando praticar furto
28/08/2025 - Rodovia: Câmara defende iluminação da "Arnaldo Covolan"
28/08/2025 - Profissionalização: Penápolis recebe curso oferecido pela parceria SIRP e SENAR-SP
28/08/2025 - Nota: interdição de trânsito - Rua do McDonald’s
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.