Penápolis, 16/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

30/05/2023

Cultura: Beto Fernandes representa Museu do Sol em Guarabira (PB)

DA REDAÇÃO

Na qualidade de Curador, o diretor do Museu do Sol Beto Fernandes, participa na quinta edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN 2023), na cidade de Guarabira (PB), evento que tem presenças de 88 artistas que estarão expondo suas obras até 30 de junho.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo daquele município, juntamente com o Ateliê Adriano Dias, o evento recebeu inscrições de artistas da Arte Naif do Brasil e exterior que trabalharam sob a temática: o universo do Pavão Misterioso, considerando que em 2023 comemora-se o centenário da obra em cordel “Romance do Pavão Misterioso”, de autoria de José Camelo de Melo Rezende, poeta nascido no município de Guarabira.
Conforme explicou Beto Fernandes, cerca de 180 artistas de 17 estados brasileiros, além de outros pertencentes a oito países se inscreveram, e apesar do grande número de inscritos, a Comissão de Seleção elegeu 68 participantes. “Nós entendemos que as propostas selecionadas foram as identificadas com a temática estabelecida em edital, o Pavão Misterioso. Essa comissão, da qual fiz parte, estão também nomes como Jaqueline Finkelstein, Manoel Onofre, Valdeck de Garanhuns e Adriano Dias”, relatou o representante do Museu do Sol.
Ainda, segundo Berto Fernandes, além dos 68 selecionados, outros 20 artistas são convidados, pois a exposição terá uma sala específica em xilogravura que vai homenagear o xilógrafo pernambucano J. Borges, um importante nome da xilogravura no Brasil.
José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, é um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco, nasceu em 1935 na cidade de Bezerros, no interior de Pernambuco, onde vive até hoje. Ele estará em Guarabira nessa quinta edição do Fian, como homenageado e convidado especial.

Pavão Misterioso
A edição 2023 do FIAN – Festival Internacional de Arte Naif, em Guarabira (PB), se integrará às comemorações do centenário do cordel intitulado “Romance do Pavão Misterioso”, de autoria do poeta guarabirense José Camelo de Melo Rezende. É indiscutível a importância literária desse folheto de cordel que ganhou o mundo, sendo levado para feiras livres, palcos e mesmo para TV, se configurando em um dos mais importantes romances da literatura popular brasileira. Além da importância estética e histórica dessa obra, a homenagem se justifica pelas conexões entre a arte naif e a literatura de cordel. A exposição percorrerá outros municípios paraibanos depois de Guarabira. 

(Com informações da A/I Museu do Sol)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

16/10/2024 - Décimo Concurso de Redação tem entrega de certificados e premiação na Câmara Municipal

16/10/2024 - Curso de Pedagogia da Funepe é contemplado em edital PIBID e oferece Bolsa de Incentivo à Docência

16/10/2024 - Cine Família: população pode escolher filme para sessão no Parque Maria Chica

16/10/2024 - Ponto MIS: inscrições abertas para oficina sobre o chapéu como adereço cênico no cinema

16/10/2024 - Cidades da região recebem mutirão de serviços de documentação

16/10/2024 - CEEJA oferece oportunidade de estudo aos mais velhos

16/10/2024 - Polícia Civil prende quatro suspeitos de furto e abate de gado em Penápolis e região

16/10/2024 - Nomes mais comuns entre crianças da rede estadual: região de Penápolis tem 34 Marias e 25 Davis

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.