16/10/2024
DA REDAÇÃO
O curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantido pela Fundação Educacional de Penápolis, celebrou na última quinta-feira, 10, o lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O evento contou com a participação do presidente da FUNEPE, Alexandre Gil, do gerente administrativo e financeiro, Clayrmen Peron, da diretora geral da faculdade, Fabiana Ortiz Tanoue de Mello e com a presença da Secretária Municipal de Educação, Neira Maria Pinheiro.
Conhecida como uma política governamental para formação de docentes em nível superior, a bolsa PIBID é administrada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e contemplou a graduação da faculdade para incentivar os alunos em sua formação acadêmica.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Dra. Daniela Francisco, a participação da instituição ocorreu por meio de edital, em que o curso submeteu seu projeto e comprovou suas diferentes áreas de atuação para concorrer às bolsas. “Diversas faculdades de todo o Brasil, entre públicas e particulares, também participaram do processo. A seleção do nosso curso de Pedagogia para fazer parte deste programa federal foi uma grata notícia para todos nós”, diz Daniela.
A professora ainda explica que o impacto desse programa é muito positivo para a comunidade acadêmica, pois, além de garantir para os alunos e alunas participantes uma formação que alie teoria e prática, é a oportunidade desses estudantes poderem se dedicar exclusivamente ao seu processo de formação, com apoio financeiro.
Programa
A bolsa PIBID irá contemplar 24 bolsas no valor de R$ 700,00 para os estudantes matriculados regularmente no curso de Pedagogia. O estudante interessado deve cumprir alguns requisitos básicos para obter o benefício. “Neste ano de 2024, começaremos a implantação do projeto com a seleção dos candidatos para iniciarem os trabalhos em 2025 nas escolas. Na prática, faremos um projeto de atuação nas escolas municipais, pois contamos com o apoio da Secretaria de Educação de Penápolis”, indica Daniela.
O projeto visa favorecer processos de alfabetização e letramento de alunos e alunas das escolas públicas participantes. Já os bolsistas serão os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, assessorados pela coordenação do curso de pedagogia e Projeto PIBID e por professores da educação básica.
A coordenadora explica que em breve as turmas terão acesso aos meios de participação. “Vamos publicar o edital de seleção para os alunos interessados e todos os passos serão informados aos estudantes do curso que poderão acompanhar o desenvolvimento da concessão da Bolsa PIBID. De todas as formas, como coordenadora do curso, estarei à disposição para esclarecer as dúvidas aos que tiverem interesse no programa”, finaliza.
(Com A/I Funepe)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
11/01/2025 - Centro da Cidadania: câmeras ajudam Polícia a encontrar autor de furto
11/01/2025 - Inscrições para o "Vestibular Agendado 2025" da Funepe acontecem até dia 20
11/01/2025 - Ocorrências com pipas causam interrupções no sistema elétrico de Penápolis e região
11/01/2025 - Prefeitura: inscrições abertas para seleção de estagiários
11/01/2025 - Região: prefeitura e comerciantes debatem retorno da zona azul
11/01/2025 - Fiscalização: PM Rodoviária comemora 77 anos com megaoperação
11/01/2025 - Homem é internado após receber chute na cabeça do amigo
11/01/2025 - Educação de SP libera R$ 5,4 milhões para pintura de escolas na região de Araçatuba
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.