20/06/2024
O inverno começa oficialmente na quinta-feira (20) às 17h51 em todo Brasil. A estação mais fria do ano promete ser de pouca chuva no noroeste paulista, assim como o outono, marco pela grande quantidade de queimadas.
As temperaturas mínimas, principalmente durante as madrugadas, tendem a ser menores, mas, segundo os especialistas, essa não é a principalmente característica da estação no noroeste paulista.
Em entrevista ao g1, Vagner Camarini, climatologista diz que a probabilidade de chuva para os próximos três meses é muito pequena.
“O inverno na região na região de Araçatuba e São José do Rio Preto não é marcado pelas baixas temperatura, o que predomina é a seca, isto é, baixa umidade relativa do ar e pouca ou quase nada de chuva”, explica Camarini.
Ainda de acordo com o climatologista, por conta do fim do fenômeno El Niño, a população está sendo atingida por um período de neutralidade climática que deve permanecer até o final de agosto. Com alguns frentes frias já previstas.
“Como estamos passando por um período de neutralidade climática, isto é, sem El niño e sem La niña, este inverno será bem típico da região. Teremos várias frentes frias chegando à nossa região, mas a maioria de pouca intensidade. A previsão de duas mais intensas, uma entre o final de junho e início de julho e a outra na segunda quinzena de julho. As temperaturas podem ficar abaixo dos 8ºC”, conta Vagner.
O especialista ainda faz um alerta para os efeitos climáticos provocados pela estiagem e consequentemente baixa na qualidade do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o recomendado é que a umidade relativa do ar esteja em, no mínimo, 60%. Abaixo disso já é considerado risco à saúde das pessoas, segundo Vagner.
“Este será um inverno seco, mas, os efeitos desta seca serão um dos piores dos últimos anos, porque o outono que está terminando é um dos mais secos dos últimos anos na região de Araçatuba e de São José do Rio Preto”, comenta Camarini.
Ainda segundo ele, ao longo do inverno as temperaturas devem ficar dentro da normalidade para a região: as mínimas devem oscilar próximas aos 15ºC e as máximas vão atingir a casa de 30 e 32ºC. A estação que começa nesta quinta-feira e vai até 22 de setembro.
Outra característica da época é que os dias são mais curtos. O fenômeno acontece por causa da posição da terra em relação ao sol, que impede uma distribuição uniforme dos raios solares nos dois hemisférios. Esse período marca o início do inverno no Hemisfério Sul e do verão no Hemisfério Norte.
A quinta-feira (20) é considerada o dia mais curto e a noite mais longa do ano no hemisfério Sul e no hemisfério Norte ocorre o inverso, é o dia mais longo e a noite mais curta.
Vendas Aquecidas
Para o comércio o inverno é um das estações que representa aumento na vendas, principalmente de alimentos como caldos e sopas, além de bebidas quentes e típicas da época.
Angélica Pacheco tem uma panificadora, no bairro São Marcos em Rio Preto, e aproveitou o período típico para preparar algumas bebidas especiais. A expectativa de aumento no movimento é de 20%, em comparação com outras épocas do ano.
Em entrevista ao g1 ela conta que os consumidores buscam uma forma de se aquecer, principalmente no inicio da manhã e isso faz com que o movimento aumente:
“No inverno as pessoas tendem a comer mais. Sempre junto com uma bebida quente sai um pedido de um pão na chapa ou um lanche quente algo para aquecer em conjunto com a bebida”, explica.
Entre as novidades do festival junino estão cappuccino de paçoca. A iguaria é colocada na borda da caneca, como uma forma de aromatizar os sabores derivados de café e do amendoim. A procura por bolos e caldas também é maior.
“Procuramos sempre inovar pra trazer nessa época do ano algo diferente para os clientes fazendo assim com que o consumo de bebidas quente e o que combina seja maior e assim nossas vendas cresça nesse período”, finaliza Angélica.
No setor de vestuários a procura aumenta por roupas de inverno e outras peças, como mantas e cobertores. Principalmente nos dias de baixas temperaturas.
Em entrevista à TV TEM, Janaina Orta, gerente de vendas de uma loja de roupas que são vendidas a preços populares, no centro de Rio Preto, conta que o estoque de inverno que estava guardado foi colocado em exposição.
“Como aqui o inverno de Rio Preto é muito pouco. Então assim a primeira oportunidade que tem, a gente já tem que ficar muito apostos para tentar sair com essa mercadoria. Porque é um momento único, que todo mundo estava esperando”, conta Janaina.
(Com G1)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
31/12/2024 - Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025
30/12/2024 - Marinha confirma 11 mortos na queda de ponte
28/12/2024 - Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE
28/12/2024 - Rodovias concedidas em São Paulo devem receber 3,8 milhões de veículos
27/12/2024 - Pesquisa: 49% dos brasileiros acreditam que país vai melhorar em 2025
27/12/2024 - Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
25/12/2024 - Chuvas fortes devem seguir até o final de semana no país
24/12/2024 - Dino suspende o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.