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19/08/2025

Sudeste lidera ranking de aposta esportiva no Brasil

O Grupo Globo apresentou na segunda-feira (18), a pesquisa “Bets 2025: o mercado de apostas esportivas no Brasil”, estudo exclusivo que traça o perfil do público consumidor de aposta esportiva no país.

O evento, fechado para executivos, representantes de casas de apostas e especialistas do setor, mostrou a edição do levantamento anual, que revela dados sobre comportamento, motivações e preferências dos apostadores, além de destacar as expectativas positivas com a regulamentação do setor.

Os resultados mostram que o mercado de aposta esportiva está concentrado principalmente na região Sudeste, onde estão 48% dos apostadores brasileiros, seguida pelo Nordeste (23%) e pelo Sul (18%). Já as regiões Norte e Centro-Oeste aparecem empatadas, com 6% cada.

No recorte etário, chama atenção o fato de que 46% dos apostadores têm entre 25 e 44 anos, faixa etária que representa o núcleo central do consumo online brasileiro. Outros grupos relevantes são os jovens de 18 a 24 anos (16%) e os maiores de 55 anos (18%), revelando que a prática da aposta esportiva atinge públicos de diferentes gerações.

PREFERÊNCIAS DO APOSTADOR

Quando se trata de preferências, a pesquisa revelou que a maioria dos brasileiros que apostam costuma diversificar os tipos de mercado em que atua (76%), ainda que o “time vencedor” (45%) e o “resultado da partida” (42%) sejam as escolhas mais populares para apostas em esportes.

Outros mercados, como “primeiro a marcar” (20%), cartões, escanteios (18% cada) e “próximo a marcar (durante o jogo)”  (16%), também têm forte adesão. Esse perfil diversificado demonstra que o apostador brasileiro busca tanto previsibilidade quanto emoção em suas apostas.

Entre os campeonatos, Brasileirão (77%), Copa do Brasil (61%) e Copa Libertadores (45%), lideram a preferência. De maneira curiosa, a Série B não aparece nos números da pesquisa exclusiva Globo. Em levantamentos divulgados por uma marca de aposta esportiva, a segunda divisão nacional aparece atrás apenas da Série A na preferência do público.

A jornada digital do apostador é marcada pela valorização de três atributos principais: confiabilidade da marca, ambiente seguro e agilidade nos pagamentos. Além disso, a decisão de abrir uma conta em uma casa de aposta esportiva online está fortemente ligada à publicidade em TV (52%), à existência de licença para operar no Brasil (47%), e à experiência de amigos (42%).

Outro fator em evidência são as avaliações positivas em sites especializados (41%), que funcionam como importantes vetores de credibilidade. Na escolha da marca, a agilidade no pagamento aparece como fator determinante para 59% dos entrevistados, seguida por métodos variados de depósito e saque (57%) e credibilidade da marca (57%).

Por falar em regulamentação, ter a licença do Governo Federal também é apontada como decisiva para mais da metade dos consumidores, o que confirma que o processo vem aumentando a confiança do público no setor.

JOGO RESPONSÁVEL

A percepção sobre a regulamentação das apostas no Brasil foi outro ponto destacado pela pesquisa. Cerca de 79% dos apostadores acreditam que a regulação trará maior segurança, enquanto 76% confiam que apenas empresas sólidas permanecerão no mercado.

Ainda assim, seis em cada dez entrevistados reconhecem que a aposta esportiva pode afetar a saúde financeira e, por isso, adotam medidas de autocontrole, como reduzir a frequência ou limitar o valor mensal investido. Essa consciência dos limites reforça a importância do conceito de jogo responsável, que já faz parte do vocabulário dos apostadores brasileiros.


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