Penápolis, 06/02/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

23/09/2025

Ventania e tempestade de areia atinge Penápolis e região

DA REPORTAGEM

Uma forte ventania com uma grande quantidade de poeira atingiu as cidades do interior de São Paulo no fim da manhã desta segunda-feira (22). Em Penápolis, diversos transtornos foram registrados, mas não houve feridos. 
O vento forte teve início em Penápolis por volta das 11h45. Uma espessa nuvem de poeira era visível em toda a cidade, encobrindo muitos bairros, seguida por fortes rajadas de vento, que passaram de 60 quilômetros por hora.
Foram registradas quedas de árvores em alguns pontos da cidade e também houve registro de casas destelhadas. Um semáforo localizado no cruzamento da rua Fernando Ribeiro de Barros com a avenida Eduardo de Castilho foi praticamente arrancado com a força do vento, ficando pendurado pelos fios. 
Internautas usaram as redes sociais para chamar a atenção sobre fios de energia, telefonia e internet que haviam sido arrancados e que ficaram caídos em algumas ruas.
Parte do centro comercial de Penápolis também ficou sem energia com os fortes ventos. Algumas lojas chegaram a fechar suas portas com medo de prejuízos com os ventos e a forte tempestade de areia. Até o meio da tarde desta segunda-feira, parte do centro permanecia sem energia elétrica. 
Os ventos fortes e a tempestade de poeira também atingiram cidades da região, como Luiziânia, Alto Alegre, Braúna e Barbosa. 

Araçatuba
A ventania arrancou duas caixas d'água de um prédio em construção no início da tarde desta segunda-feira (22), em Araçatuba. A queda foi registrada em um vídeo e, apesar do susto, não há registro de feridos. Na imagem, é possível ver a ventania de poeira e na sequência as quedas das duas caixas d’água.
O trânsito também ficou complicado na região central da cidade, e os motoristas tiveram que desviar da área interditada devido à queda das caixas d'água. Devido à ventania, a Prefeitura de Araçatuba suspendeu o expediente nas dependências do Paço Municipal por falta de energia elétrica.

Mais estragos
Em Fernandópolis (SP), parte do forro de uma sala de aula da Escola Municipal Alberto Senra, no Jardim Ipanema, cedeu. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os estudantes que estavam no local foram imediatamente realocados para outro ambiente seguro dentro da própria unidade escolar e ninguém se feriu.
Em Catanduva (SP), foram registradas nove quedas de árvores, além da interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica.

(Rafael Machi)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

06/02/2026 - Governo de SP anuncia 570 novas moradias em doze municípios da região; Penápolis receberá 150 casas

06/02/2026 - Câmara atua em conquista de 150 novas casas para Penápolis

06/02/2026 - Prova do Conselho Tutelar acontece domingo

06/02/2026 - Nova oportunidade: curso de Pespontador oferece novas vagas

06/02/2026 - Lei Lucas: Educação promove treinamento de primeiros socorros

06/02/2026 - Famílias podem se inscrever para Programa Criança Feliz

06/02/2026 - Requerimento: Câmara cobra da Prefeitura aplicação da Lei do "Descongela"

06/02/2026 - Avanhandava recebe ação para castração gratuita de cães e gatos

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.