25/07/2025
DA REDAÇÃO
Uma atriz de 20 anos, moradora de Lins e nascida em Araçatuba, viveu uma situação inusitada que atrasou seus planos profissionais.
Sonhando em conquistar o registro profissional (DRT) e expandir sua carreira no teatro, ela se deparou com um obstáculo inesperado: seu nome estava negativado por dívidas que datavam de 1996, oito anos antes de seu nascimento.
Tudo começou em 2023, quando tentou obter um cartão de crédito para viajar até São Paulo, onde daria entrada na documentação necessária para tirar o DRT.
Como nenhum banco aprovava sua solicitação, ela abriu um MEI (Microempreendedor Individual) na tentativa de ter acesso a crédito. Mesmo assim, os pedidos continuavam sendo negados.
Certa vez, viu na televisão o caso de um bebê com o nome negativado. Decidiu checar sua situação no aplicativo da Serasa. O susto foi imediato: seu nome estava sujo com duas dívidas registradas em 1996.
“Nasci em 2004, era impossível que fossem minhas”, contou à reportagem. Apesar de receber cobranças por SMS, acreditava se tratar de golpe, mas as dívidas indevidas derrubavam seu score e a impediam de obter crédito.
Processo
Ela procurou três advogados em Lins, cidade a 50km de Penápolis, mas nenhum quis assumir o caso. Ela e a mãe então foram diretamente ao Fórum, onde conseguiram dar entrada ao processo. A Justiça reconheceu o erro e já determinou indenização por danos morais.
“Estamos aguardando a resposta da outra parte. Eles têm 30 dias úteis para serem notificados”, explicou. Seu nome já foi limpo, mas até hoje ela não conseguiu concluir a emissão do DRT. “Essa situação me prejudicou demais”, desabafa.
O caso serve de alerta para a importância de verificar regularmente a situação cadastral e a responsabilidade das instituições ao registrar débitos.
(Com informações da NOVATV)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
07/02/2026 - Câmara Municipal de Penápolis destaca parceria para viabilização de novas moradias
07/02/2026 - A calçada também é responsabilidade do morador?
07/02/2026 - Ajuda: entidades socioassistenciais recebem repasse de R$ 838 mil
07/02/2026 - Educadoras de período integral participam de formação sobre novo material referencial
07/02/2026 - Amanhã: Batalha dos Céus terá edição comemorativa de 10 anos
07/02/2026 - 1,4 mil unidades: frota de veículos de Penápolis tem crescimento
07/02/2026 - Empreendedores de Penápolis podem se inscrever no "Exporta SP" até 14 de fevereiro
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.