21/06/2025
DA REDAÇÃO
Penápolis passou a fazer parte de uma das maiores iniciativas de mobilização ambiental do Brasil: o programa “Observando os Rios”, da Fundação SOS Mata Atlântica. O projeto visa o monitoramento da qualidade da água de rios e córregos localizados na Mata Atlântica, com o apoio de voluntários e de instituições públicas e privadas. Na cidade, o trabalho será desenvolvido em parceria com o Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental) e o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, com apoio técnico do florestal Loan Ramos, da SOS Mata Atlântica.
O programa envolve ciência cidadã e educação ambiental, capacitando grupos locais para analisar a qualidade da água de forma contínua. Em Penápolis, a coleta será realizada mensalmente em um ponto fixo do Rio Tietê, possibilitando o acompanhamento dos indicadores ao longo do tempo e contribuindo com dados importantes para orientar políticas públicas de preservação ambiental.
Segundo Loan Ramos, “após um ano de análises regulares, é possível observar a evolução da qualidade da água e utilizar esses dados em ações concretas, como educação ambiental nas escolas e melhorias na gestão hídrica do município”. A metodologia utilizada é baseada no Índice de Qualidade da Água (IQA) e avalia parâmetros como pH, oxigênio dissolvido, turbidez, presença de fósforo, entre outros. Um kit completo é fornecido aos voluntários, que também passam por capacitação técnica.
O presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, destacou a importância da participação da cidade no projeto. “Estar integrado a um programa como o Observando os Rios reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com os recursos naturais. Monitorar o Tietê é mais do que analisar água, é formar consciência ambiental e envolver a comunidade em ações de impacto.”
Já o coordenador do Consórcio Ribeirão Lajeado, Thiago Casella, ressalta o potencial do projeto como ferramenta de gestão ambiental. “Esses dados nos permitem tomar decisões mais precisas, desenvolver projetos de recuperação de áreas degradadas e fomentar uma cultura de preservação, especialmente entre os jovens e escolas.”
O “Observando os Rios” é um dos programas mais longevos da SOS Mata Atlântica, com mais de 2 mil voluntários atuando em 14 estados brasileiros, monitorando mais de 110 rios e corpos d’água inseridos no bioma da Mata Atlântica. A iniciativa é aberta à população, que pode se integrar aos grupos já existentes ou até mesmo formar novos pontos de monitoramento em sua comunidade.
Em Penápolis, quem tiver interesse em se tornar voluntário do projeto pode procurar o Daep ou o Consórcio Ribeirão Lajeado para obter mais informações sobre como participar, receber capacitação e integrar-se a essa rede nacional de proteção aos rios.
(Com A/I Daep)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
08/02/2026 - Regionais: Penápolis se prepara para nova edição dos jogos
08/02/2026 - 2025: cinco cidades da comarca de Penápolis terminaram ano sem homicídios
08/02/2026 - Daep divulga lista de inscritos no Programa SOL
08/02/2026 - “Capacita Já” amplia acesso a cursos de capacitação
08/02/2026 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (08)
07/02/2026 - Câmara Municipal de Penápolis destaca parceria para viabilização de novas moradias
07/02/2026 - A calçada também é responsabilidade do morador?
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.