31/05/2025
Nesta semana, um grupo de trabalho do Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância se reuniu para discutir ações voltadas às crianças em Penápolis. Em pauta, estavam a organização da 16ª Semana do Bebê e a implantação do Núcleo Municipal da Primeira Infância.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que na ocasião foi alinhada a organização da 16ª Semana do Bebê que acontecerá de 11 a 16 de agosto.
“Considerando o Plano Municipal para a Primeira Infância foram definidas as temáticas que serão abordadas no evento, de acordo com as demandas da população. A 16ª Semana do Bebê terá o tema “Caminhos da Infância, vínculos fortes e direitos garantidos”. A programação será divulgada posteriormente”, afirmou.
Núcleo da Primeira Infância
Durante o encontro, ainda foi discutida a implantação do Núcleo Municipal da Primeira Infância que funcionará junto à Biblioteca Jayme Monteiro. O lançamento do projeto está marcado para agosto e inauguração está prevista para dezembro. O Núcleo será gerido pela Sedes e pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura que cedeu o espaço para a implantação do serviço.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, este será um espaço concreto para reunir todo o acervo do município relacionado à primeira infância, para formação de profissionais e oficinas. Também haverá um espaço destinado às crianças na primeira infância e suas famílias, onde serão realizadas atividades específicas
“Sentimos a necessidade deste espaço considerando todo o trabalho que Penápolis realiza com políticas públicas voltadas à primeira infância. Dessa forma, as ações voltadas às crianças se tornam uma prioridade do município, com uma atuação contínua”, afirmou.
“Estamos avançando muito nesta área, com a criação de um protocolo e o fluxo de atendimento da gestante que será concluído e lançado durante a Semana do Bebê. Também teremos uma parceria com o Daep para a implantação de espaços exclusivos para as crianças no Parque Maria Chica e a revisão do Plano Municipal da Primeira Infância, criado em 2022, com a criação de novas metas”, enumerou Pedro Sanchez.
Comitê
O Comitê Intersetorial pela Primeira Infância de Penápolis é representando 11 setores da sociedade, entre eles Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Assistência Social, Conselho Tutelar, Poder Executivo, entidades do Terceiro Setor, Rede Caas, Banco de Leite e sociedade civil. Ele é responsável por discutir a política pública da Primeira Infância no município.
Entre as atribuições do Comitê Intersetorial, também está a proposição de políticas públicas para a 1ª Infância; o acompanhamento do índice de mortalidade infantil, entre outras ações norteadas pelo Plano Municipal.
Secom – PMP
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
08/02/2026 - Regionais: Penápolis se prepara para nova edição dos jogos
08/02/2026 - 2025: cinco cidades da comarca de Penápolis terminaram ano sem homicídios
08/02/2026 - Daep divulga lista de inscritos no Programa SOL
08/02/2026 - “Capacita Já” amplia acesso a cursos de capacitação
08/02/2026 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (08)
07/02/2026 - Câmara Municipal de Penápolis destaca parceria para viabilização de novas moradias
07/02/2026 - A calçada também é responsabilidade do morador?
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.