Penápolis, 08/02/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

31/05/2025

Oficina gratuita de "PunkZine" será realizada neste sábado

A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida toda comunidade para participar da oficina gratuita de “PunkZine” que acontecerá neste sábado, 31 de junho, das 14h às 17h, na Sala Cora Coralina, localizada na rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333, centro (ao lado da Biblioteca Municipal). 
A oficina de PunkZine é um projeto idealizado pelos artistas visuais penapolenses, Hannah e Tom, que tem por objetivo usar a arte urbana como ferramenta de educação e expressão para jovens, ensinando técnicas como fanzine, lambe-lambe, stencil e tag, de forma prática e acessível. 
A atividade é voltada para jovens com idades entre 13 e 20 anos, com ou sem experiência nesta arte urbana. Não precisa fazer inscrição antecipada. 
De acordo com o projeto, a oficina contempla uma parte teórica, abordando o contexto histórico e artistas inspiradores; e a parte prática, onde os participantes saem com suas próprias criações.  
Para a artista visual e slammer Hannah, a atividade contribui para a divulgação da arte urbana, levando cultura de forma gratuita e democrática para toda comunidade. “Além disso, a produção do PunkZine estimula a criatividade e o pensamento crítico dos jovens por meio da arte”, acrescentou.  
Recentemente, o projeto foi realizado em três edições para alunos da Escola Estadual “Dr. Carlos Sampaio Filho”. E nos próximos dias, mais duas edições serão destinadas para o público em geral: nos dias 31 de maio e 16 de junho de 2025. 
A atividade conta com apoio da Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria de Cultura e recursos oriundos do Ministério da Cultura, através da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. 

Sobre o punkzine
Um punkzine é uma publicação autoral e de pequena circulação que geralmente é produzida e distribuída por fãs e artistas da cena punk, tornando-se um importante veículo de comunicação e divulgação da contra-cultura.  
Os fanzines permitem que as pessoas expressem suas opiniões e criatividade sem as restrições da indústria cultural, por isso sua estética geralmente é caótica e amadora, refletindo a atitude punk de rejeição às normas e convenções. 
Essas publicações podem conter poesias, artigos, resenhas, notícias, fotos e colagens; sendo que normalmente são produzidas com meios simples, como fotocopiadoras e máquinas de escrever.

Secom – PMP


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

08/02/2026 - Associação Prelúdio amplia acesso à formação musical realizada pela Orquestra Filarmônica de Penápolis

08/02/2026 - Regionais: Penápolis se prepara para nova edição dos jogos

08/02/2026 - 2025: cinco cidades da comarca de Penápolis terminaram ano sem homicídios

08/02/2026 - Daep divulga lista de inscritos no Programa SOL

08/02/2026 - “Capacita Já” amplia acesso a cursos de capacitação

08/02/2026 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (08)

07/02/2026 - Câmara Municipal de Penápolis destaca parceria para viabilização de novas moradias

07/02/2026 - A calçada também é responsabilidade do morador?

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.