24/05/2025
DA REDAÇÃO
Na noite de quinta-feira (22), moradores do bairro Antônio Pagan, em Araçatuba, foram surpreendidos pelo barulho ensurdecedor de uma bicicleta motorizada que, além de romper o silêncio noturno, era conduzida de forma perigosa por um jovem de 19 anos. O caso, que mobilizou a Guarda Civil Municipal, terminou com o condutor detido após uma tentativa frustrada de fuga.
O episódio começou por volta das 23h, quando um morador abordou uma viatura da Guarda, relatando o incômodo provocado por um ciclomotor que circulava pelas ruas do bairro.
Segundo ele, o veículo produzia um barulho excessivo e o condutor praticava manobras arriscadas, conhecidas como “grau”, comprometendo a segurança local.
Durante o patrulhamento, os guardas municipais Evandro e Rodrigo Garcia identificaram o ruído alto vindo de uma das vias do bairro e visualizaram o suspeito executando uma das manobras perigosas. Ao receber ordem de parada, o jovem tentou fugir atravessando um campo de futebol, mas caiu e foi contido.
O jovem de 19 anos, sofreu escoriações leves e foi encaminhado ao plantão policial, onde foi lavrado um termo circunstanciado por perturbação do sossego, crime previsto na Lei das Contravenções Penais.
Lei
Segundo o delegado responsável pelo caso, Regis Cornelius Celeghini Silveira, a conduta do jovem se enquadra no artigo 42 da referida lei, que prevê punição para quem “perturbar o trabalho ou o sossego alheios com gritaria, algazarra ou uso abusivo de instrumentos sonoros”.
O ciclomotor foi apreendido e permanecerá sob custódia da Guarda Municipal até que sejam feitas as averiguações e eventuais sanções administrativas previstas no Código de Posturas do Município. De acordo com a legislação local, é proibido perturbar o sossego com sons excessivos, especialmente os causados por motores de explosão sem silenciadores adequados.
Casos como este têm se tornado cada vez mais comuns em centros urbanos, especialmente com a popularização de bicicletas motorizadas adaptadas sem critérios técnicos ou legais. Além de colocarem em risco a segurança viária, o ruído elevado compromete a qualidade de vida dos moradores.
Moradores da região relataram alívio com a rápida atuação da guarda, mas alertam que o problema é recorrente. “Não é a primeira vez que isso acontece. A gente espera que as autoridades intensifiquem a fiscalização”, afirmou um morador, que preferiu não se identificar.
Penápolis
Em Penápolis, além das bicicletas motorizadas, os problemas também são com as motos adulteradas. Abusos recorrentes dos motoqueiros que utilizam a pista de kart para fazerem manobras arriscadas com as motos, empinando, acelerando com escapamentos irregulares e tirando o sossego dos moradores das redondezas.
A reportagem do DIÁRIO DE PENÁPOLIS tem relatos de moradores daquela região, sobre jovens chegarem ao espaço utilizando-se das próprias motos com irregularidades, além da alta velocidade nas vias próximas ao kart. Os mesmos pedem mais patrulhamento da Polícia Militar pelo bairro, inclusive aos finais de tarde de sábado e domingo.
(Com informações da Folha da Região)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
08/02/2026 - Regionais: Penápolis se prepara para nova edição dos jogos
08/02/2026 - 2025: cinco cidades da comarca de Penápolis terminaram ano sem homicídios
08/02/2026 - Daep divulga lista de inscritos no Programa SOL
08/02/2026 - “Capacita Já” amplia acesso a cursos de capacitação
08/02/2026 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (08)
07/02/2026 - Câmara Municipal de Penápolis destaca parceria para viabilização de novas moradias
07/02/2026 - A calçada também é responsabilidade do morador?
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.