14/12/2020
Se dependesse apenas do departamento de Jornalismo da Globo, a emissora não teria demorado para comentar nos telejornais as denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-diretor de Humor, Marcius Melhem, divulgadas pela revista Piauí.
A autorização só veio após a diretoria do Grupo Globo analisar e aprovar a forma com que seria feita a menção: uma nota coberta, com citação do compromisso da casa com as regras de compliance e indicação de links para o telespectador saber mais do caso.
A equipe de jornalismo desejava falar sobre o assunto no mesmo dia que a matéria foi publicada. Mas optou-se, primeiro, em discutir o assunto internamente, com outros executivos da empresa, para daí saber como falar nos noticiários.
As primeiras denúncias de assédio contra Melhem surgiram em dezembro de 2019 na coluna de Leo Dias ainda no UOL. Meses depois, em outubro deste ano, Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, realizou uma longa entrevista com a advogada Mayra Cotta, que representa seis vítimas. Mas só a longa reportagem da Piauí, com detalhes de ocorrências, levou a empresa a se posicionar em sua programação.
Apesar da pressão causada pelo impacto da matéria, houve um espaço de quase cinco dias entre a publicação do texto, ocorrida na madrugada de 4 de dezembro, e a primeira leitura da nota da emissora, por volta das 21h40 de 8 de dezembro, ao final do Jornal Nacional. O mesmo conteúdo foi divulgado, na íntegra, no G1, e lido nos demais telejornais da Globo e Globo News posteriormente.
Questionada pela reportagem, a Globo disse que "com as explicações que publicou em seus telejornais, ao mesmo tempo em que informou onde as denúncias poderiam ser conhecidas em todos os seus detalhes, reiterou e justificou também a impossibilidade de comentá-las publicamente sem ferir suas políticas de compliance. Foi a forma transparente que encontramos para tratar do assunto junto a nossos telespectadores, diante dessas limitações". (Com UOL)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
08/02/2026 - Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha
07/02/2026 - BRB apresenta ao BC plano para recompor capital após perdas com Master
06/02/2026 - Produção e venda de veículos caem em janeiro, aponta Anfavea
05/02/2026 - Segurança, moradia, saúde são maiores demandas de moradores de favelas
04/02/2026 - Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028
03/02/2026 - Produção de petróleo e gás no país cresce 13,3% em 2025 e bate recorde
02/02/2026 - Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira
02/02/2026 - Novas regras de segurança do Pix entram em vigor
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.