08/10/2020
Em decisão unânime, o Tribunal de Justiça de Goiás arquivou terça-feira (06) a denúncia do Ministério Público contra o padre Robson de Oliveira Pereira (foto). Ele era acusado de praticar lavagem de dinheiro por meio da Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno). A decisão foi tomada pelo desembargador Nicomedes Domingos Borges e acompanhada pela turma da 1ª Câmara Criminal do Tribunal.
A sessão aconteceu na terça à tarde de forma virtual. O padre Robson era investigado na Operação Vendilhões, deflagrada pelo MPGO (Ministério Público de Goiás), no dia 21 de agosto deste ano. Ele era suspeito de praticar lavagem de dinheiro e de crimes de apropriação indébita, organização criminosa, sonegação fiscal e falsidade ideológica.
Na decisão, o desembargador Nicomedes afirmou que não existem provas suficientes de que o dinheiro doado pelos fiéis tinham desvios de finalidade. "A Afipe se trata de uma associação civil evangelizador e, para atender às suas necessidades, poderá criar atividades como instrumento captador de recursos financeiros", justificou.
A acusação era de que os crimes teriam sido cometidos através da Afipe, que é responsável pela Basílica de Trindade (GO).
A associação arrecadava doações para a construção de uma nova basílica em Trindade. O município, a 23 km de Goiânia, abriga a Basílica do Divino Pai Eterno, que é mantida pela Afipe e atrai milhares de fiéis. O padre Robson ocupava o cargo de reitor da Basílica, porém pediu afastamento do comando das entidades presididas por ele ligadas à Afipe.
Em agosto, a arquidiocese de Goiânia suspendeu temporariamente o direito do padre Robson de Oliveira de realizar celebrações.
O advogado Pedro Paulo de Medeiros, que defende o Padre Robson, afirmou, a reportagem, que houve uma exposição desnecessária do religioso. Ele disse ainda que, se o Ministério Público de Goiás tivesse procurado o padre para dar explicações, tudo já teria sido esclarecido.
(Com Ailton Alves - UOL)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
08/02/2026 - Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha
07/02/2026 - BRB apresenta ao BC plano para recompor capital após perdas com Master
06/02/2026 - Produção e venda de veículos caem em janeiro, aponta Anfavea
05/02/2026 - Segurança, moradia, saúde são maiores demandas de moradores de favelas
04/02/2026 - Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028
03/02/2026 - Produção de petróleo e gás no país cresce 13,3% em 2025 e bate recorde
02/02/2026 - Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira
02/02/2026 - Novas regras de segurança do Pix entram em vigor
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.