05/08/2018
DA REDAÇÃO
Crawlers, Scrapers, Chatbots e Impersonators. A população pode não conhecer esses robôs, mas eles já sabem bastante sobre o comportamento dos milhões de brasileiros com acesso às redes sociais e como os mais de 140 milhões de eleitores podem se comportar durante as Eleições 2018.
Esses quatro exemplos são apenas alguns casos de tecnologias existentes para promover “fake news” e desinformação por meio de inteligência artificial. E o IT&E (Instituto Tecnologia e Equidade) explica o funcionamento de cada um deles e as formas de combate no recém-lançado estudo “Desinformação em Eleições: Desequilíbrios causados pela tecnologia”.
Os robôs serão ‘personagens’ do documentário “Sala da Democracia”, feito em parceria com a Elo Company e a FGV DAPP. A obra de não-ficção está em fase de pré-produção e tem, como fonte de recursos, um financiamento coletivo lançado há poucos dias no Catarse.
Conhecidos também como bots, eles têm funcionalidades distintas com o poder de influenciar a opinião pública e o processo eleitoral: coleta de informações, execução de ações, criação de conteúdos e simulação do comportamento humano. No levantamento, o Instituto também explica que os robôs podem ser amigáveis, desde que forneçam informações úteis.
Um dos ambientes do documentário é a “Sala de Democracia Digital”, um espaço criado pela FGV DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas), no Rio de Janeiro. A iniciativa, que também tem o IT&E como parceiro, irá fazer análises de polarização política no universo da internet.
Os resultados serão apresentados em tempo real para organizações e empresas estratégicas dos meios de comunicação tradicionais e independentes, agências de checagem de fatos e autoridades eleitorais.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
09/02/2026 - Move Brasil liberou quase R$ 2 bilhões para financiar caminhões
09/02/2026 - Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue
08/02/2026 - Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha
07/02/2026 - BRB apresenta ao BC plano para recompor capital após perdas com Master
06/02/2026 - Produção e venda de veículos caem em janeiro, aponta Anfavea
05/02/2026 - Segurança, moradia, saúde são maiores demandas de moradores de favelas
04/02/2026 - Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028
03/02/2026 - Produção de petróleo e gás no país cresce 13,3% em 2025 e bate recorde
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.