25/06/2026
Obras de Jair Lemos e Thomaz Vita Neto prestam homenagem a Orlando Fuzinelli
DA REDAÇÃO
Começa nesta quinta-feira (25), no Museu do Sol de |Penápolis, a exposição “Conexão Naïf – Tributo a Orlando Fuzinelli”, dos artistas Jair Lemos, de Mirassol, e Thomaz Vita Neto, de Rio Preto. Eles prestam uma homenagem ao pintor rio-pretense falecido em 2024, deixando um importante legado de sua longa trajetória como pintor.
A exposição conta com curadoria de Beto Fernandes, pesquisador de arte e atual diretor do museu, um dos mais completos em arte naïf do mundo, estilo de pintura popular espontânea, vibrante e não acadêmica, ou seja, não segue padrões formais de pintura. “A homenagem a Fuzinelli é mais que justificável, pois os dois artistas convidados começaram a pintar incentivados por ele”, diz o curador.
Fernandes diz ainda que a iniciativa em homenagear Fuzinelli veio a calhar, pois este nunca chegou a expor em Penápolis. “É uma dívida que temos para com Fuzinelli, esse artista tão respeitado e profícuo que, por motivos que desconheço, não pôde mostrar seu trabalho aqui”, disse o curador.
A exposição apresentará obras com autenticidade, vibração e cores fortes, características próprias do estilo naïf, com temas que vão de folguedos e seus personagens a cenas rurais, resgates de acontecimentos históricos, meio ambiente, santos populares e folclore, conferindo harmonia ao conjunto. “Esta é uma oportunidade para o público penapolense conhecer esses dois artistas que vêm se consolidando nas artes plásticas de em todo o país”, encerrou Fernandes.
O museu
A origem do Museu do Sol é datada de 1972, quando a artista Iracema Arditi o fundou em São Paulo, sendo o primeiro museu de arte naïf da América do Sul, com obras de artistas nacionais e estrangeiros. Sete anos depois ela o transferiu para a Fundação das Artes de Penápolis, no antigo prédio do Clube Penapolense, construído em 1925, dando prosseguimento às atividades e consolidando o desejo da artista de descentralizar a arte de São Paulo para o interior do Estado de São Paulo. Desde então, é administrado por uma fundação privada de interesse público.
SERVIÇO:
Exposição Conexão Naïf
Curadoria: Beto Fernandes
Período: de 25 de junho a 31 de agosto
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h
Escolas: Agendamento prévio pelo fone (18) 36520590
Local: Museu do Sol (Av. Rui Barbosa, 798 - Centro)
Entrada gratuita
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
25/06/2026 - Homem é preso pela Polícia Civil por tráfico
25/06/2026 - PM Ambiental captura foragido da Justiça
25/06/2026 - Hospital de Alto Alegre recebe visita da DRS-2 após inclusão no SUS Paulista Municipal
25/06/2026 - Vencimento: Daep disponibiliza opções de datas para contas de água
25/06/2026 - 1ª Oitiva da Cultura define Conferência Municipal para setembro
25/06/2026 - Jogos Regionais: Congresso Técnico reúne representantes de 29 cidades
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.