Penápolis, 24/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

21/12/2025

Cidades do interior receberão R$ 32 milhões para recuperação emergencial após chuvas

DA REDAÇÃO

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a liberação de R$ 32 milhões para a recuperação emergencial de municípios afetados pelas fortes chuvas registradas entre sábado (13) e segunda-feira (15). O anúncio foi feito durante reunião presencial realizada no Palácio dos Bandeirantes, que reuniu 24 prefeitos e representantes municipais, além do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, e diretores da Defesa Civil do Estado.
O encontro deu continuidade à primeira reunião virtual realizada no último dia 15, quando foi solicitado aos municípios um levantamento detalhado dos danos causados pelos temporais. “Na reunião anterior foi pedido um levantamento e hoje estamos aqui para atender e dar suporte técnico para resolver o que decorre das chuvas”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, destacando que o Estado atua de forma integrada para acelerar as ações de resposta e recuperação.
Nesta nova etapa, as equipes estaduais e municipais avançaram na análise preliminar dos danos estruturais e no início do plano de trabalho voltado à reconstrução das áreas atingidas, com foco na retomada da normalidade e na redução de riscos futuros. As chuvas mais intensas atingiram principalmente as regiões central, oeste e noroeste paulista, com acumulados que superaram os 150 milímetros em curto período.
Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o apoio do Estado ocorre em diferentes frentes. “Foi um pedido do governador. Já estamos apoiando com ajuda humanitária juntamente com o Fundo Social e agora esse apoio se estende aos serviços de recuperação”, ressaltou o coronel Henguel Ricardo Pereira.
Entre os municípios impactados estão Araçatuba, Avaré, Barretos, Barrinha, Bauru, Capivari, Garça, Guaíra, Iepê, João Ramalho, Martinópolis, Monte Castelo, Monte Mor, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Panorama, Piquerobi, Presidente Prudente, Rafard, Rubinéia, São João do Pau D’Alho, Severínia, Teodoro Sampaio e Valparaíso.
O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, destacou a importância do planejamento integrado entre Estado e municípios. “Estamos falando de propostas de curto e médio prazo para enfrentar uma situação de longo prazo. Cada decisão tomada agora refletirá um passo à frente”, pontuou.
Desde o início das ocorrências, a Defesa Civil do Estado atua de forma contínua no apoio aos municípios, com agentes em campo, monitoramento das áreas de risco, atendimento às ocorrências e suporte técnico às prefeituras. Em conjunto com o Fundo Social de São Paulo, também foi enviada ajuda humanitária às famílias atingidas, além do acompanhamento técnico para a recuperação das áreas danificadas. 

(Com informações Governo de SP)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

24/06/2026 - "Junho Violeta": programação terá Fórum contra violência ao idoso

24/06/2026 - Secretaria de Agricultura reestrutura Horta Comunitária do Eldorado

24/06/2026 - Câmara adia projeto sobre a Emurpe para o mês de agosto

24/06/2026 - Copa do Mundo: jogo do Brasil altera expediente nesta quarta-feira em repartições estaduais e federais em Penápolis

24/06/2026 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta quarta-feira (24)

24/06/2026 - Soldador é flagrado com porção de maconha em Glicério

23/06/2026 - Rede municipal: alunos participam do "Dia de Fazer Música"

23/06/2026 - Defesa Civil alerta para primeira frente fria do inverno com chuva

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.