Penápolis, 24/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

07/11/2025

Câmara Municipal aprova fornecimento de sensor para menores e gestantes com diabetes tipo 1

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade  na sessão de segunda-feira, dia 3,  projeto de autoria do vereador Paulinho do Esporte (União Brasil) para a  prefeitura  fornecer gratuitamente aparelhos sensores de monitoramento contínuo de glicose para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos com diabetes tipo 1 e gestantes a partir da 24ª semana de gestação. 
O autor da proposta destacou que o uso do sistema moderno é fundamental para o controle mais eficaz da doença, enquanto os métodos tradicionais,  que exigem múltiplas picadas nos dedos ao longo do dia,  são dolorosos e desgastantes, especialmente para crianças e adolescentes. “O sensor de monitoramento contínuo de glicose FreeStyle Libre, do tamanho de uma moeda, é aplicado na parte superior do braço e capta, por meio de uma microagulha, as variações da glicose intersticial de forma contínua e indolor”, explicou o vereador. 
O projeto estabelece que, para ter acesso ao benefício, o paciente deverá residir em Penápolis, fazer acompanhamento pela rede municipal de Saúde e apresentar receita ou laudo emitido por profissional habilitado, indicando a necessidade do uso do sensor. A prefeitura poderá regulamentar o programa, definindo os critérios específicos de distribuição, acompanhamento dos pacientes beneficiados e formas de controle de uso.

Doença
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue e fornecer energia ao organismo. 
No Diabetes Tipo 1, o pâncreas deixa de produzir insulina de forma permanente. Quando não controlada, a condição pode levar ao aumento da glicemia, causando complicações graves no coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e sistema nervoso, podendo inclusive levar à morte. Segundo dados do Ministério da Saúde, o tratamento do Diabetes Tipo 1 exige uso diário de insulina e monitoramento constante dos níveis de glicose no sangue.

Imprensa/Câmara


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

24/06/2026 - "Junho Violeta": programação terá Fórum contra violência ao idoso

24/06/2026 - Prazo para alistamento militar termina dia 30 de junho

24/06/2026 - Secretaria de Agricultura reestrutura Horta Comunitária do Eldorado

24/06/2026 - Câmara adia projeto sobre a Emurpe para o mês de agosto

24/06/2026 - Copa do Mundo: jogo do Brasil altera expediente nesta quarta-feira em repartições estaduais e federais em Penápolis

24/06/2026 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta quarta-feira (24)

24/06/2026 - Soldador é flagrado com porção de maconha em Glicério

24/06/2026 - Hospital de Alto Alegre recebe visita de representantes da DRS-2

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.