07/10/2025
DA REDAÇÃO
A Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), realizou no dia 19 de setembro, em Penápolis, o terceiro e último módulo do programa “Mulheres: É Tempo de Colheita!”. O evento, promovido em parceria com o Sebrae DELAS e o Sindicato Rural de Penápolis, marcou o encerramento de um ciclo de capacitação voltado ao empreendedorismo e à formação de novas lideranças femininas no agronegócio paulista.
O encontro aconteceu na sede do Sindicato Rural de Penápolis e reuniu produtoras rurais, lideranças locais e representantes de instituições ligadas ao setor. O programa já havia passado pela cidade com os módulos “Mulheres, descubram-se no campo” e “Mulheres, é tempo de semear”. A chegada do terceiro módulo consolida a proposta da Faesp de fortalecer a atuação das mulheres no campo e ampliar seu protagonismo em diferentes áreas do agro.
Programação
Durante a programação, as participantes tiveram acesso a palestras e atividades práticas voltadas ao empreendedorismo, à inovação e ao fortalecimento de negócios rurais liderados por mulheres. A presidente da Comissão Semeadoras do Agro, doutora Juliana Farah, abriu o evento destacando a importância de desenvolver o lado comercial das produtoras para ampliar oportunidades no mercado e fortalecer seus projetos no campo.
Em seguida, a analista de negócios do Sebrae-SP, Jéssica Alves de Oliveira, conduziu o “Momento SEBRAE”, trazendo orientações sobre inovação, acesso a novos mercados e estratégias para alavancar negócios rurais femininos. Outro ponto de destaque foi a palestra de Priscila Gomide, representante da ONG OrientaVida, que abordou a prevenção do câncer de pele e os cuidados com a saúde das trabalhadoras rurais.
O evento também contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Penápolis, João Antônio Castilho, do gerente do Sebrae-SP Araçatuba, Marcos José Amâncio, e do prefeito de Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama, reforçando a importância da união de esforços entre entidades públicas e privadas para o fortalecimento do agronegócio e do empreendedorismo feminino.
A realização do programa “Mulheres: É Tempo de Colheita!” em Penápolis reforça o compromisso da Faesp e de seus parceiros em estimular o protagonismo das mulheres no campo, criando oportunidades, capacitando lideranças e fortalecendo os negócios rurais femininos em todo o estado de São Paulo. O Sindicato Rural de Penápolis teve papel fundamental na organização do encontro e na recepção das participantes, reafirmando sua atuação ativa na promoção de ações que valorizam a mulher do campo e incentivam o desenvolvimento do agronegócio local.
(Com AI/SIRP)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
25/06/2026 - Homem é preso pela Polícia Civil por tráfico
25/06/2026 - PM Ambiental captura foragido da Justiça
25/06/2026 - Hospital de Alto Alegre recebe visita da DRS-2 após inclusão no SUS Paulista Municipal
25/06/2026 - Museu do Sol recebe nesta quinta-feira a exposição Conexão Naïf
25/06/2026 - Vencimento: Daep disponibiliza opções de datas para contas de água
25/06/2026 - 1ª Oitiva da Cultura define Conferência Municipal para setembro
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.