
22/05/2025
DA REDAÇÃO
Para assinalar os 59 anos de sua fundação, a Funepe, (Fundação Educacional de Penápolis), que mantém a Fafipe (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis), realizou na manhã de sábado (17), diversos serviços à população no pátio do Santuário São Francisco de Assis. Na oportunidade, o presidente da instituição, Alexandre Gil de Mello, anunciou a implantação da policlínica, que atenderá a população gratuitamente em diversas especialidades médicas e também funcionará como centro de estudos.
Segundo Gil, a inauguração está prevista para acontecer em agosto e em breve serão divulgados detalhes do projeto. Outra novidade, é que ainda neste ano será protocolado no MEC (Ministério da Educação), pedido para credenciamento da faculdade como Centro Universitário. “Quando o pedido for aprovado, será uma conquista importante para a instituição, que mudará de patamar, sendo projetada em nível nacional, permitindo inclusive maior autonomia para a criação de novos cursos”, disse ele.
A elevação da Fafipe, que é mantida pela Funepe, para um Centro Universitário, criará um centro de excelência, de acordo com a coordenadora de Graduação e professora da instituição, Silvia Cristina de Sousa. Ela e a diretora geral da Fafipe, Fabiana Ortiz Tanoue de Melo, comentam que esse é um desejo desde que a atual diretoria assumiu e que, a aprovação irá coroar o trabalho realizado para alcançar esse objetivo. “Hoje a faculdade já possui uma quantidade de cursos reconhecidos pelo MEC, suficiente para pedir o credenciamento como centro universitário. Com oito cursos reconhecidos e o nível de titulação dos professores exigidos pelo MEC sendo alcançado, já reunimos condições para pleitear”, destaca Fabiana.
Estrutura
A Funepe hoje conta com 11 cursos de graduação, incluindo medicina, e dois cursos profissionalizantes. Ao todo, são cerca de 1.200 alunos matriculados e 300 colaboradores para atendê-los. “A fase atual da instituição é muito otimista e promissora, com os cursos sendo muito bem aceitos e recomendados pelos alunos, sendo que a instituição conquistou a nota máxima 5 no MEC”, destaca Alexandre Gil.
Por ser uma fundação pública de direito privado, que não visa lucro, a Funepe tem condições de desenvolver vários programas de bolsas, o que permite que mais estudantes possam ser atendidos e tenham a possibilidade de fazer um curso de nível superior. “Todo valor recebido com as mensalidades é revertido para a instituição, o que nos permite oferecer esses projetos de bolsas”, comenta.
Os cursos na instituição são 100% presencial e o corpo docente é composto quase que 90% por mestres e doutores. “Temos uma infraestrutura muito bem organizada e adequada aos cursos, reunindo condições para ser uma referência não só em Penápolis, mas em toda região”, finaliza o presidente.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
15/08/2025 - Segurança hídrica: Poço Profundo entra na reta final com instalação da adutora
15/08/2025 - Semana do Bebê tem rodas de conversa e dinâmicas nesta sexta
15/08/2025 - Requerimento cobra reativação do Livroônibus em Penápolis
15/08/2025 - Cidades da região enfrentam umidade mais baixa que no deserto do Saara
15/08/2025 - Cidades da região enfrentam umidade mais baixa que no deserto do Saara
15/08/2025 - 1º Penápolis Rodeio Show: evento gratuito será realizado de 23 a 25 de outubro
15/08/2025 - Capacita Penápolis inscreve para curso de Power BI
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.