
11/04/2025
DA REDAÇÃO
A Diana Bioenergia reafirma sua excelência no setor sucroenergético ao conquistar, pela quarta vez consecutiva, o Prêmio de Produtividade Agrícola na região de Araçatuba, a qual Penápolis pertence. A premiação, referente à safra 24/25, foi entregue na quinta-feira (03/4) e reconhece as usinas que mais se destacam em eficiência produtiva e manejo agrícola sustentável.
O prêmio é realizado pelo Grupo IDEA, uma das principais consultorias agroindustriais do país, em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).
A avaliação considera critérios essenciais para medir a produtividade, como: Média de TCH (Tonelada de Cana-de-Açúcar por Hectare) por corte; ATR (Açúcar Teórico Recuperável) médio ponderado, que indica a qualidade da cana e sua capacidade de ser convertida em açúcar ou etanol; Idade média do canavial, conforme seu número de cortes.
Com base nesses dados, é calculado o Índice IDEA de Produtividade, e as empresas com os maiores índices em suas respectivas regiões são premiadas.
Reconstrução da lavoura e foco na produtividade
O vice-presidente da Diana Bioenergia, Leonardo Perossi, destacou que a conquista desse prêmio é resultado de um intenso trabalho de reconstrução da lavoura iniciado em 2018. "Reformamos ao longo dos anos a nossa lavoura com a adoção de novas práticas. Foi um trabalho árduo da equipe da Diana no dia a dia, e daria um livro contar todos os detalhes", afirma.
Entre os principais fatores que levaram à evolução da produtividade da Diana Bioenergia, Perossi aponta a adoção de variedades produtivas e com maior longevidade, correção de solo e manejo eficiente da colheita, adubação e realização de operações na janela ideal, além do combate intenso à mato-competição e redução de infestações de pragas.
"A dedicação e o foco da equipe foram fundamentais para esse resultado. A área agrícola teve um papel essencial, mas também contamos com o forte apoio da manutenção automotiva, garantindo equipamentos disponíveis e produtivos; da equipe da indústria, para moer a cana no tempo certo; da equipe administrativa, oferecendo suporte necessário; além dos consultores, conselheiros e acionistas, que nos deram direcionamento e apoio estratégico", destaca o vice-presidente.
Excelência na Produção e Tecnologia
A produção canavieira é uma atividade complexa e de longo prazo. A produtividade é influenciada por diversos fatores, e, excluindo a variável climática, alcançar altos índices depende de um bom planejamento estratégico, escolha assertiva das variedades de cana, monitoramento contínuo e tecnologia de ponta na colheita, além de boas práticas de manejo.
Segundo Perossi, "o canavial de uma usina de açúcar e álcool é sua espinha dorsal. Um canavial produtivo e longevo contribui para que todo o restante funcione bem. Esse resultado é muito importante para a Diana Bioenergia, pois reflete um trabalho integrado de todas as áreas da empresa."
Com investimentos constantes em inovação, práticas agrícolas sustentáveis e uma equipe altamente capacitada, a Diana Bioenergia se consolida como uma das líderes do setor sucroenergético, mostrando que resultado excepcional é fruto de planejamento, tecnologia e uma gestão eficiente.
(Com A/I Diana)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
17/08/2025 - Avanço: Penápolis terá título de Município de Interesse Turístico
17/08/2025 - Polícia Civil prende falsa corretora acusada de aplicar golpes
17/08/2025 - Em audiência pública, Alesp destina R$ 100 mil a Penápolis
17/08/2025 - Amanhã: concerto abre a programação do “Cultura Agosto”
17/08/2025 - Câmara votará projeto da reforma administrativa nesta segunda-feira
17/08/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta domingo (17)
16/08/2025 - Câmara Municipal de Penápolis entregará Troféu Centenário à Capelinha do Lageadinho
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.