
08/03/2025
DA REDAÇÃO
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o grupo teatral Cia das que se foram apresenta neste sábado, 08 de março, a intervenção artística “Emaranhadas”, no Sesc Rio Preto, a partir das 17h. A apresentação gratuita é voltada para o público de todas as idades, começando pela área de convivência e seguindo em um cortejo musical juntamente com o público, num percurso poético pelos diferentes espaços do Sesc Rio Preto.
“Emaranhadas” é uma intervenção artística criada, produzida e apresentada pelo coletivo teatral feminino de Penápolis, para falar sobre a mulher: sua pluralidade, suas vivências e inquietações. O trabalho estreou há um ano na unidade do Sesc Birigui, e agora, ganha novos contornos para sua próxima apresentação, a convite do Sesc Rio Preto.
Em cena, quatro mulheres, quatro vozes, que se entrelaçam em uma intervenção artística poética. Por meio da música, da palavra, do corpo e da memória, elas tecem ações que atravessam o tempo e o espaço, trazendo à tona questionamentos e sensibilidades. Entre versos e gestos, as artistas provocam e acolhem, criando um território onde a poesia se torna resistência e celebração.
Para a atriz Mônika Norte, uma das fundadoras do coletivo teatral feminino, essa intervenção acontece como um jogo de trocas e afetos. “Emaranhadas se desenha como um convite para que cada mulher reconheça nas palavras, no olhar, nos gestos e nos silêncios das atrizes, um reflexo de si e, ao mesmo tempo, de todas nós, mulheres!”, disse.
Sensível e visceral
Atualmente, a Cia das que se foram é formada por quatro artistas vindas de diferentes trajetórias teatrais que se encontram e se lançam na busca por perguntas esquecidas, ecos silenciados e ações que precisam existir. Nesta intervenção artística conduzida pela música, elas compartilham suas experiências, oferecem suas poesias e gestos, tecem um emaranhado de movimentos e manifestações, criando uma trama sensível e visceral que se refaz a cada encontro com o público.
Vale ressaltar que a música cantada e tocada ao vivo pelas artistas é o fio condutor de todo esse percurso, sendo as canções, obras autorais do próprio coletivo feminino. A apresentação contará ainda com intérprete de libras. Duração: 60 minutos.
A Cia das que se foram agradece mais uma vez ao Sesc pela oportunidade de apresentar seu trabalho e convida o público para prestigiar “Emaranhadas” neste sábado. “Vamos celebrar e refletir com a gente a importância dessa data”, convida a atriz Mônika Norte.
Ficha técnica
Elenco: Fátima Pessoa, Luciana Almeida, Mônika Norte e Vitória Oliveira / Direção e dramaturgia: Colaborativa / Intérprete de Libras: Lucia Mota.
Serviço:
Intervenção Artística “Emaranhadas”
Cia das que se foram
Dia 08 de março (Sábado)
Sesc Rio Preto (avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 - Chácara Municipal - São José do Rio Preto-SP)
Classificação livre
Atividade gratuita
(Com Assessoria de Imprensa – Thaísa Fernanda)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
25/08/2025 - Penapolense morre afogado em praia de Ubatuba
24/08/2025 - Censo 2022: dados do IBGE traçam perfil da população penapolense
24/08/2025 - Câmara Municipal votará 4 projetos em sessão nesta segunda-feira
24/08/2025 - Ecopontos: Daep alerta população sobre descarte irregular
24/08/2025 - Estudo registra queda em vendas e locações no mês de julho em Penápolis e região
24/08/2025 - Hoje tem "Café com Cora" e Sarau Literário Musical
24/08/2025 - Teletusa 40 anos: a trajetória de visão e compromisso do seu "Zé do Poste"
23/08/2025 - Orçamento 2026: Alesp destina R$ 1 milhão para a saúde de Penápolis
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.