
06/03/2025
DA REDAÇÃO
O SIRP - Sindicato Rural de Penápolis, em parceria com o Senar-SP - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, promoveu entre os dias 17 e 19 de fevereiro o curso de Processamento Caseiro de Frutas e Vegetais. Realizado no Sítio Esperança, no bairro Córrego dos Pintos, o curso ofereceu capacitação gratuita para pessoas ligadas, direta ou indiretamente, aos processos agrossilvipastoris, além de interessados em ingressar na atividade rural.
Conteúdo de qualidade
Com um conteúdo programático abrangente, o curso foi dividido em duas partes, sendo composto por aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, os participantes aprenderam sobre os riscos e tipos de contaminação, higienização do local e pessoal, e como higienizar corretamente os alimentos. "E quando vamos para a parte prática, tudo o que vimos na teoria aplicamos, desde a higienização do local, utensílios e das frutas e legumes", explicou a instrutora Bruna Lucchesi.
Os alunos puderam colocar a mão na massa na confecção de diversas receitas, como pectina, geleias, doces em massa, antepastos, conserva de legumes e outras preparações caseiras. Também foram ensinadas boas práticas de higienização do local, utensílios e equipamentos, incluindo a preparação de soluções sanitizantes e de álcool 70º.
Conhecimento aplicado
De acordo com a instrutora, o curso é essencial para quem possui produção sazonal de frutas e deseja evitar desperdícios. "É um curso muito importante, principalmente para o participante que tem uma época do ano em que há uma fruta específica e não sabe o que fazer com ela. Aqui, ele pode aprender a fazer receitas que, com o processo certo, acabam prolongando a validade do produto", destacou Bruna.
Após a execução das receitas, os participantes aprenderam sobre as etapas de finalização, incluindo envase, exaustão, pasteurização, teste de vedação para estabelecer o prazo de validade, identificação do produto final e armazenamento adequado. "O curso é muito elogiado por todas as pessoas que fazem por aprender técnicas novas, entender a teoria por trás dos processos e poder utilizar conservantes naturais. É uma ótima oportunidade para trocar experiências e vivências", completou a instrutora.
Parceria de sucesso
A iniciativa reforça o compromisso do Sindicato Rural de Penápolis e do Senar-SP com a capacitação dos produtores rurais, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades e incentivando a geração de renda a partir da produção artesanal. "O curso foi uma excelente oportunidade para os participantes aprenderem a agregar valor aos alimentos e evitar desperdícios, além de poderem futuramente comercializar esses produtos", destacou o presidente do Sindicato Rural de Penápolis, João Antônio Castilho.
Os interessados em participar de futuras capacitações oferecidas pela parceria do SIRP com o Senar-SP podem obter mais informações na sede do sindicato, localiza na Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, nº 530, no centro da cidade, ou acompanhar as divulgações na página oficial do sindicato no Instagram: @sind.ruraldepenapolis.
(Com AI/SIRP)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
26/08/2025 - Inauguração do McDonald´s em Penápolis está prevista para dia 1º de setembro
26/08/2025 - Penapolense morre afogado em praia de Ubatuba
26/08/2025 - Corpo de mulher é encontrado com sinais de violência
26/08/2025 - Crianças encontram revólver abandonado em terreno
26/08/2025 - Homem é flagrado com maconha em penitenciária
26/08/2025 - Polícia investiga incêndio que atingiu o "Barracão do Produtor"
26/08/2025 - PM encontra droga em residência e prende servente por tráfico
26/08/2025 - Homem cai de sacada, fica ferido e é preso por violência doméstica
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.