Penápolis, 27/08/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

08/02/2025

Região concentra 70% dos municípios em estado de emergência; Penápolis tem situação acompanhada

DA REDAÇÃO

A região noroeste de São Paulo é a mais afetada pela dengue, concentrando mais de 70% dos municípios que decretaram estado de emergência devido ao aumento dos casos da doença. Dos 53 municípios que tomaram essa medida, 38 estão localizados na região de Araçatuba, a qual Penápolis pertence, representando 72% do total.
Além disso, a região também registra o maior número de mortes e casos da doença no estado. Dos 36 óbitos confirmados até o momento, 16 ocorreram no noroeste, o que corresponde a 44% do total. Somente na quarta-feira (05), foram confirmadas quatro mortes na região: duas em Tanabi, uma em José Bonifácio e uma em Potirendaba.
Os dados são alarmantes, com 45% dos casos de dengue do estado concentrados no Noroeste. As cidades com o maior número de casos são Rio Preto, com 6.027 registros, e Araçatuba, com 5.073.

Penápolis
A situação da dengue em Penápolis tem sido acompanhada de perto pelas autoridades locais através da Vigilância Epidemiológica e também da Sala de Situação da Dengue. Medidas como a nebulização, o famoso “fumaçê”, para combater o mosquito Aedes aegypti, também tem sido aplicado em diversos bairros da cidade em que são detectados maiores números de notificações da doença. 

Ação
A Prefeitura Municipal de Penápolis está com uma ação de conscientização da população para não deixar a dengue aumentar na cidade. 
O trabalho preventivo é executado pelos agentes comunitários de saúde, pelos agentes de combate a endemias e pelos apoiadores de combate à dengue. O serviço promove a realização de controle de criadouros ao redor de 200 metros de todos os casos positivos ou suspeitos de dengue. Todos os imóveis da região são visitados para o controle e eliminação dos criadouros, orientação aos moradores e aplicação de inseticida. Por este motivo é importante não deixar de atender os agentes de saúde nas residências.

Doença
A dengue é uma doença séria e o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, é responsável por milhares de casos e mortes todos os anos. Ele pode ser encontrado em qualquer lugar onde haja água parada. É fundamental que todos colaborem para eliminar os focos do mosquito e evitar que a doença se espalhe.
O combate à dengue começa com a eliminação de locais de criação do mosquito. Verifique em sua casa, na vizinhança, nos quintais e nas áreas comuns. Não deixe água acumulada em pratos de plantas, garrafas, pneus, calhas e outros recipientes. Se todos fizerem a sua parte, podemos evitar o surgimento de novos casos e salvar vidas.
Não espere que o problema chegue até você. A prevenção é o melhor remédio. A dengue mata, mas pode ser evitada! Faça a sua parte, ajude a proteger sua comunidade.


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

27/08/2025 - Arnaldo Covolan: radar instalado em rodovia entra em operação

27/08/2025 - Padre é condenado por estupro de coroinha em Penápolis

27/08/2025 - Acusados de latrocínio contra casal são condenados pela Justiça

27/08/2025 - 11º Concurso de Redação Jovem do Futuro tem entrega de certificados e prêmios

27/08/2025 - Funepe: Congresso Científico tem data marcada para novembro

27/08/2025 - Cine Família será no Parque Maria Chica nesta sexta-feira

27/08/2025 - Alunos do EJA prestigiam Orquestra Filarmônica de Penápolis

27/08/2025 - Agosto Lilás: Seminário técnico apresenta programa "E agora, José?"

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.