Penápolis, 27/08/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

02/02/2025

7,8 mil alunos da rede estadual na microrregião retornam amanhã

DA REDAÇÃO

Na próxima segunda-feira (3), mais de 7.800 alunos da rede estadual de ensino pertencente à Diretoria Regional de Ensino de Penápolis retornarão às salas de aulas. 
Entre as mudanças deste ano letivo, a mais aguardada é a proibição do uso de celulares durante todo período escolar, incluindo intervalos e recreio, em todas as unidades de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. 
A Diretoria de Ensino, que abrange os municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Luziânia, Penápolis e Santópolis do Aguapeí, informou que as escolas vão receber os estudantes com novidades dentro e fora de sala de aula. Além disso, a Diretoria informou ainda que, desde o primeiro dia de aula, está garantindo o transporte dos estudantes da zona rural e também da zona urbana de Penápolis que possuem esse direito, conforme legislação que disciplina a concessão de transporte escolar para assegurar aos alunos o acesso às escolas públicas estaduais.
Os alunos de Penápolis e região se unem aos 47 mil alunos de toda a região de Araçatuba e os mais de 3 milhões de alunos de toda a rede no Estado de São Paulo. 

Aulas de 50 minutos
A partir deste ano, a duração da aula de cada disciplina da grade dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio será ampliada para 50 minutos. Com o aumento, serão seis aulas por dia para alunos que estudam em escolas de período parcial nos turnos da manhã e da tarde. O tempo extra vai proporcionar ao professor um melhor planejamento da aula e ao aluno a possibilidade de assimilar mais o conteúdo da disciplina. Até o ano passado, a grade era composta por sete disciplinas diárias de 45 minutos cada.

Ensino Médio Técnico
A rede estadual de São Paulo ampliou o número de escolas e municípios que oferecem itinerários de ensino técnico profissionalizante. Em 2025, serão mais de 1.800 unidades e 160 mil estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do Ensino Médio, focando nos aprofundamentos estabelecidos pelo Novo Ensino Médio. Os nove cursos oferecidos diretamente pela Educação nas escolas estaduais, com aulas ministradas por docentes contratados pela pasta ou pelo Centro Paula Souza (CPS) são: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas.  

Aluno Monitor do BEEM
A Seduc-SP vai selecionar 12 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o programa Aluno Monitor do BEEM. Os jovens vão apoiar professores e orientar colegas nas novas disciplinas de orientação de estudos de matemática e língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. A bolsa mensal será de R$ 296,16 e R$ 555,03 de acordo com carga horária (de 8 ou 16 horas semanais). Além das aulas de orientação, as escolas podem organizar grupos de estudos e plantão de dúvidas para completar a carga horária. O início das atividades está previsto para 10 de março.

Material didático impresso
Além do material digital, alunos do Ensino Fundamental e Médio também vão receber materiais impressos atualizados dos quatro bimestres letivos. Para os anos iniciais do Fundamental os volumes incluem as disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, língua inglesa e projeto de convivência. Nos anos finais, o conteúdo impresso é direcionado para as disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências. Nas séries do Ensino Médio, os materiais são dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física e química. 

Tutoria para estudantes do 6º e 7º ano
A Secretaria ampliou o projeto de recuperação de defasagens de aprendizado de estudantes do 6º e 7º ano nas disciplinas de língua portuguesa e matemática para estudantes do 6º e 7º ano. Neste ano, 600 escolas de 51 Diretorias de Ensino vão contar com o apoio de professores tutores com experiência em alfabetização e letramento matemático. Os docentes serão responsáveis pela tutoria de turmas multisseriadas de até 15 estudantes com carga horária de três aulas semanais e presenciais ofertadas no mesmo turno das aulas regulares. O projeto tem início previsto para a segunda quinzena de fevereiro. 

(Com informações AI/Seduc-SP)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

27/08/2025 - Arnaldo Covolan: radar instalado em rodovia entra em operação

27/08/2025 - Padre é condenado por estupro de coroinha em Penápolis

27/08/2025 - Acusados de latrocínio contra casal são condenados pela Justiça

27/08/2025 - 11º Concurso de Redação Jovem do Futuro tem entrega de certificados e prêmios

27/08/2025 - Funepe: Congresso Científico tem data marcada para novembro

27/08/2025 - Cine Família será no Parque Maria Chica nesta sexta-feira

27/08/2025 - Alunos do EJA prestigiam Orquestra Filarmônica de Penápolis

27/08/2025 - Agosto Lilás: Seminário técnico apresenta programa "E agora, José?"

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.