Penápolis, 25/12/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

19/12/2024

Piloto e copiloto que transportavam 400 quilos de cocaína têm prisão preventiva decretada

DA REDAÇÃO

A Justiça converteu em preventiva a prisão do piloto e copiloto suspeitos de transportar mais de 400 quilos de pasta base de cocaína dentro de um avião monomotor em Penápolis. A dupla passou por audiência de custódia na terça-feira (17). 
A informação foi divulgada pelo portal G1.com, que teve acesso à sentença nesta quarta-feira (18). No documento, o juiz federal Arnaldo Dordetti Junior justifica as prisões de Wesley Evangelista Lopes e Alexandre Roberto Borges.
“Não há ilegalidade na manutenção da prisão preventiva quando demonstrado, com base em fatores concretos, que a segregação se mostra necessária, dada a gravidade concreta da conduta incriminada”, escreve o juiz.
Em nota, o advogado de defesa, Maycon Zuliani Mazziero, informou que comprovará a inocência de Alexandre que, segundo ele, é réu primário, com trabalho comprovado, além de possuir residência fixa. Não foi possível contato com o advogado de Wesley.
Segundo a Polícia Militar, a abordagem ocorreu ao final do voo, que foi monitorado pela equipe, na tarde de segunda-feira. Ao realizar o pouso no aeroporto de Penápolis, Wesley foi surpreendido pela equipe do helicóptero Águia, que auxiliou na operação até a chegada das equipes da Polícia Rodoviária e Polícia Federal.
Durante a abordagem, o piloto foi questionado e confirmou que receberia dinheiro pelo transporte da droga. A aeronave saiu de Aquidauana (MS) e iria para Rio Claro (SP), segundo a polícia. Ela foi apreendida, junto aos demais equipamentos da tripulação. A droga pesada totalizou 435,86 quilos.
Conforme apurado pelo g1, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião estava dentro da data de validade, em situação normal com os registros e com autorização para voo noturno.
Ainda conforme a PM, o copiloto também possui antecedentes por pensão alimentícia. A ocorrência foi apresentada na Polícia Federal de Araçatuba (SP).
Wesley Lopes, que pilotava a aeronave, teve o nome incluído na lista da Organização Internacional e Polícia Criminal (Interpol) e foi preso na cidade de Prado, no sul da Bahia, em 31 de agosto de 2019, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgadas à época. Ele ficou preso por quatro anos. Depois, também se envolveu em um acidente aéreo no Acre. 

(Com informações G1.com)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

24/12/2024 - Penapolense morre e filho adolescente fica ferido após acidente no Paraná

24/12/2024 - Lavrador perde R$ 3,5 mil ao acreditar comprar carro na internet

24/12/2024 - Encarregado tem prejuízo no golpe do "falso parente"

24/12/2024 - Filho ameaça mãe e irmã com faca

24/12/2024 - Carro furtado em Penápolis é recuperado

24/12/2024 - Homem é preso após agredir companheira

24/12/2024 - Saúde: Penápolis terá AME híbrido, afirma governador

24/12/2024 - Lactário promove festa e entrega presentes de campanha

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.