17/12/2024
DA REDAÇÃO
Na última segunda-feira (09/12), o grupo gestor do Programa Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado realizou uma visita técnica às propriedades rurais participantes do projeto. A atividade integra o processo de avaliação das práticas ambientais adotadas pelos produtores, requisito fundamental para o pagamento anual por serviços ambientais.
Durante a inspeção, o grupo analisou diversos aspectos ambientais, como o manejo do solo, a condição das florestas nativas, as áreas plantadas e a gestão de resíduos. Outros fatores avaliados incluíram a presença de fossas sépticas adequadas, aceiros e demais práticas de conservação ambiental implementadas nas propriedades.
Segundo o coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado (CIRL), Thiago Casella Carrareto, o objetivo da visita é garantir que os produtores rurais cumpram os compromissos firmados no contrato do programa e identificar possíveis ocorrências. “É uma forma de incentivo para que o produtor rural invista em ações que preservem a água e o meio ambiente. Além do benefício econômico, essas práticas melhoram a qualidade e a quantidade de água disponível, favorecendo toda a comunidade”, destaca Carrareto.
Próximos passos
Após a vistoria, o grupo gestor analisará os relatórios e validará os resultados por meio de votação entre seus membros. Posteriormente, será efetuado o pagamento aos produtores que atenderam às exigências ambientais.
Sobre o programa
O Programa Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado foi lançado em fevereiro de 2021 como uma iniciativa do Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis), em parceria com o CIRL. O projeto conta com apoio técnico e financeiro da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Com o objetivo de preservar o único manancial de abastecimento público de Penápolis, o programa promove a adoção do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), incentivando práticas sustentáveis. Atualmente, sete produtores rurais participam do projeto, com três novas adesões em análise, e a expectativa é de crescimento contínuo nos próximos anos.
Adesão voluntária e benefícios
A adesão ao programa é voluntária e aberta a proprietários de áreas situadas a montante da estação de captação de água do Ribeirão Lajeado. Os interessados podem procurar o CIRL ou acessar informações detalhadas no site www.ribeiraolajeado.com.br.
O prefeito de Penápolis e atual presidente do CIRL, Caique Rossi, ressalta a importância da iniciativa: “Este programa é uma inovação para nossa região e um exemplo de valorização dos produtores rurais pelo impacto ambiental positivo que geram. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, promovendo ações que beneficiam toda a população.”
(Com A/I Daep)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
24/12/2024 - Penapolense morre e filho adolescente fica ferido após acidente no Paraná
24/12/2024 - Lavrador perde R$ 3,5 mil ao acreditar comprar carro na internet
24/12/2024 - Encarregado tem prejuízo no golpe do "falso parente"
24/12/2024 - Filho ameaça mãe e irmã com faca
24/12/2024 - Carro furtado em Penápolis é recuperado
24/12/2024 - Homem é preso após agredir companheira
24/12/2024 - Saúde: Penápolis terá AME híbrido, afirma governador
24/12/2024 - Lactário promove festa e entrega presentes de campanha
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.