Penápolis, 27/12/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

06/12/2024

Estudantes de Direito da Funepe realizam Júri Simulado com o caso Eliza Samúdio

DA REDAÇÃO

O curso de Direito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela FUNEPE, realizou na última terça-feira, 26, um Júri Simulado, atividade integrante da disciplina de Prática Jurídica II, ministrada pelo professor e coordenador Me. Pedro Sanchez no 8º semestre do curso. A iniciativa, que faz parte do conteúdo programático da disciplina, combina teoria e prática para fortalecer o aprendizado dos futuros profissionais. 
A atividade aconteceu no Núcleo Acadêmico e Cultural da FUNEPE e proporcionou uma experiência enriquecedora aos estudantes. Após a abordagem teórica, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos por meio de um estudo de caso e da simulação prática de um júri. A organização da turma, com a definição dos papéis a serem desempenhados durante o Júri Simulado, foi realizada por sorteio, sob a direção do professor Pedro.
O caso escolhido para a simulação foi o de Eliza Samudio, uma escolha que desafiou os estudantes pela complexidade jurídica e emocional envolvida, devido à repercussão da mídia brasileira. O professor destacou que o caso permitiu a aplicação dos conteúdos teóricos e legais trabalhados ao longo da disciplina, proporcionando uma oportunidade de análise aprofundada de temas como direitos fundamentais, prática processual penal e argumentação jurídica.
“Avalio o resultado da atividade extremamente positiva”, indica Pedro. Segundo ele, durante todo o processo, os alunos foram avaliados com base no estudo detalhado do caso, na preparação das estratégias jurídicas e na execução do Júri Simulado. A experiência destacou a importância da vivência prática dos conteúdos teóricos, promovendo não apenas o domínio técnico, mas também o desenvolvimento de habilidades como argumentação, trabalho em equipe e ética profissional, um dos destaques do curso de Direito da FAFIPE/FUNEPE. 
Segundo o coordenador, a atividade reforça a metodologia ativa de ensino, colocando os alunos no centro do processo de aprendizado. "A simulação de um caso real como o de Eliza Samudio é desafiadora, mas oferece uma formação completa e prepara os estudantes para enfrentarem situações reais em suas carreiras", afirmou. 
Os alunos também elogiaram a experiência, destacando a importância de vivências práticas para consolidar o aprendizado. "Foi uma oportunidade única de entender os desafios de um julgamento real e colocar em prática tudo o que aprendemos na teoria", comentou um dos participantes. 
“O Júri Simulado, além de ser uma prática acadêmica valiosa, reforça o compromisso da nossa instituição com a formação de profissionais qualificados e preparados para atuar com competência e responsabilidade no sistema judiciário”, finaliza Pedro. 

(Com A/I Funepe)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

27/12/2024 - Penápolis e região: vendas de imóveis sobem, mas locações têm queda

27/12/2024 - BR-153: pedágios da região têm tarifas reajustadas

27/12/2024 - comemorações de fim de ano: adolescentes atendidos pelo Creas se divertem em passeio

27/12/2024 - Mega da Virada 2024: mitos e verdades sobre o jogo que movimenta o país no fim do ano

27/12/2024 - Adolescente é flagrado pela PM com moto furtada

27/12/2024 - Polícia Militar flagra jovem dirigindo moto adulterada

27/12/2024 - Operadora de caixa é agredida pelo companheiro após discussão

27/12/2024 - Casal é preso após agredir policiais militares

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.