19/11/2024
DA REDAÇÃO
No fim de outubro e início de novembro, a cidade de Penápolis foi movimentada por uma série de cursos voltados à capacitação de produtores rurais e seus dependentes. Realizadas através de uma parceria entre o Sindicato Rural de Penápolis (SIRP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), as atividades ofereceram uma programação prática e gratuita, com foco em agregar conhecimentos e técnicas essenciais para o desenvolvimento de novas habilidades no campo.
Processamento caseiro de mandioca
Nos dias 29 e 30 de outubro, a Chácara Tia Bethe, na Vila Araújo, foi o local escolhido para o curso de Processamento Caseiro de Mandioca. Ministrado pela instrutora Elisângela de Oliveira, o curso apresentou uma série de técnicas para o aproveitamento integral da mandioca, abordando desde o processamento artesanal até receitas tradicionais. A proposta do curso foi valorizar a produção local e capacitar os participantes no uso completo da raiz, incentivando a inovação nas propriedades rurais.
Hidroponia
De 30 de outubro a 1º de novembro, Penápolis recebeu o curso de Hidroponia, realizado na Chácara Renascer sob a instrução de Diogo Shinorara. O treinamento aprofundou conhecimentos sobre o sistema de cultivo sem solo, ensinando os participantes a calibrar equipamentos, montar estruturas hidropônicas e manejar a produção de mudas. Combinando teoria e prática, o curso explorou os fundamentos do cultivo hidropônico, incluindo construção de bancadas e sistemas de irrigação, proporcionando uma alternativa produtiva e eficiente aos métodos tradicionais.
Processamento agroindustrial de carnes
A sede do Sindicato Rural de Penápolis foi palco para o curso de Processamento Agroindustrial de Carnes, que ocorreu de 29 de outubro a 1º de novembro. Ministrado por Rodolfo Castro, o curso capacitou cerca de 12 participantes em técnicas de beneficiamento e processamento artesanal de carnes, oferecendo uma introdução ao mercado de produtos cárneos de valor agregado, voltados para pequenos e médios produtores que buscam expandir suas atividades com produtos de alta qualidade.
Processamento caseiro de milho
Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Chácara Dona Bethe, mais uma vez sob a condução da instrutora Elisângela de Oliveira, recebeu o curso de Processamento Caseiro de Milho. Focado em práticas de transformação e aproveitamento do milho, o curso ensinou técnicas artesanais para o preparo de produtos caseiros, fortalecendo a autonomia dos produtores locais e promovendo a diversificação de produtos nas propriedades.
Programação e informações para novos cursos
Produtores rurais de Penápolis e região que desejam participar dos cursos gratuitos oferecidos pelo Senar-SP em parceria com o SIRP podem se inscrever e obter informações diretamente no Sindicato Rural, localizado na Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, nº 530, no centro de Penápolis. O sindicato divulga regularmente as próximas programações e novidades em sua página no Instagram, @sind.ruraldepenapolis. A equipe do sindicato também está à disposição para mais informações pelo telefone (18) 3652-1424.
(Com AI/SIRP)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
19/11/2024 - Ricardo Ferreira recebe título de Cidadão Penapolense
19/11/2024 - Região: Natal Iluminado 2024 é inaugurado com grande público
19/11/2024 - Funepe abre inscrições para o Vestibular de Verão Medicina 2025
19/11/2024 - Moradora de Alto Alegre ganha R$ 50 mil com título de capitalização
19/11/2024 - Moinho de Vento: Prefeitura executa manutenção de estrada rural
19/11/2024 - Macro IV atende mais de 140 homens em evento do Novembro Azul
19/11/2024 - Jovem é flagrado em posse de moto roubada
19/11/2024 - Vendedora procura a polícia após ter chinelos furtados
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.