Penápolis, 01/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

28/09/2024

Trabalho de comissão contribui para reduzir taxa de recusa na doação de órgãos em Santa Casa da região

Ontem (27), comemorou-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data criada para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, ao mesmo tempo, incentivar que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.
Referência entre as 150 CIHDOTTs (Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) e as dez OPOs (Organizações de Procura de Órgãos), a Santa Casa de Araçatuba registra há nove anos, um aumento gradual nas doações e captações, graças à visibilidade dada ao tema, que até recentemente era cercado de tabus.
E a criação da CIHDOTT no hospital, em 2015, teve papel fundamental nesse processo, com a intensificação da divulgação. Formada por médicos e três enfermeiros, ela atua em diversas frentes, desde a busca ativa de potenciais doadores até a realização de entrevistas com os familiares.
O objetivo principal é esclarecer dúvidas e oferecer a opção de doação em um momento de perda. Além disso, a equipe garante a manutenção dos órgãos em condições ideais até a chegada das equipes responsáveis pela captação.
“Nossa missão é cuidar não apenas dos pacientes, mas também das famílias, proporcionando um espaço de acolhimento e diálogo aberto", afirma o coordenador da Comissão, professor-doutor Rafael Saad, que acrescenta que a doação de órgãos é um ato de amor e generosidade que pode transformar vidas.

Números
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, esses esforços refletem no número de doações realizadas, já que entre 2007 e 2014, o hospital registrava média de apenas um doador por ano.
Com a reestruturação, em nove anos de atuação da Comissão, a Santa Casa de Araçatuba realizou 233 captações de órgãos, beneficiando mais de 460 pessoas. “Esse trabalho não é só da equipe hospitalar, mas também das famílias que disseram sim, permitindo que vidas fossem salvas”, ressalta o Dr. Rafael.
Neste ano de 2024, até o final de setembro, foram realizadas dez doações e captados múltiplos órgãos, como rins, fígados, córneas e corações para valvas cardíacas, beneficiando mais de 35 pacientes. O hospital, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, mantém um programa para captação de córneas em óbitos por parada cardíaca.
Para Saad, a chave para continuar avançando é a conscientização. “O mais importante é que as pessoas conversem com suas famílias sobre o desejo de serem doadoras", comenta. De acordo com ele, quando a família sabe dessa decisão, é mais fácil tomar a escolha correta no momento certo e isso pode salvar vidas. "A doação de órgãos é um gesto de solidariedade que precisa ser disseminado”, reforça.

Capacitação
Para ampliar a divulgação do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, a CIHDOTT promoveu a palestra  “Diagnósticos de Morte Encefálica e a Importância da Doação de Órgãos”.
Ela foi ministrada por Saad para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares e técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, estudantes e demais profissionais da área. O evento, de acordo com o hospital, faz parte da capacitação permanente das pessoas envolvidas no processo de doação de órgãos.

(Com Hojemais Araçatuba)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

01/10/2024 - Penápolis: pessoas com 70 anos ou mais representam 9,6% dos eleitores

01/10/2024 - Edital Difusão CultSP leva eventos culturais para Promissão, Bilac, Coroados e Clementina

01/10/2024 - Interior de SP: Defesa Civil alerta para alto risco de queimadas

01/10/2024 - Governo de SP testa produto que combate incêndios florestais cinco vezes mais rápido que água

01/10/2024 - Moto: ex-vice prefeito de Clementina morre após acidente

01/10/2024 - Engenheiro agrônomo perde R$ 55 mil no golpe do falso classificado

01/10/2024 - Sesi abre inscrições para estudar em 2025

30/09/2024 - Ex-vice-prefeito de Clementina morre em acidente em vicinal

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.