Penápolis, 01/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

18/09/2024

Anta que morreu após ser resgatada em canavial estava amamentando

DA REDAÇÃO

A Associação Mata Ciliar fez uma publicação nas redes sociais na noite de sábado (14), lamentando a morte da anta resgatada em Andradina. Segundo a ONG, ela estava lactante [em período de amamentação] e se tornou símbolo de resistência no país. 
Como já noticiado pelo DIÁRIO no sábado (14), a anta foi resgatada pela Polícia Ambiental de Castilho na quinta-feira (12), em uma usina sucroalcooleira próxima a um canavial em Andradina, cidade a 159km de Penápolis, e foi transportada para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí. A operação também contou com o apoio do Hospital Veterinário de Andradina e o Zoológico de Bauru.
“Em que pese todos os esforços realizados pelas diversas instituições para salvar esse animal (...) pouco pudemos fazer para salvar a vida dessa anta, que como milhares/milhões de outros animais vem sendo carbonizados pelas chamas da insensatez, da ganância, do radicalismo ideológico, da ignorância, da loucura de alguns, da teimosia de muitos, dos políticos sem compromisso com a Natureza”, diz a entidade.
O mamífero pesava aproximadamente 200 kg e estava com o corpo inteiro queimado, principalmente as patas, ficou cego e tinha dificuldade para respirar. Segundo a publicação da ONG, ela “estava lactante, indicando que amamentava um filhote que, certamente, também morreu nessas queimadas. Além disso, Andradina (como ela foi nomeada) estava no início de uma gestação, o que nos dá uma triste lição de como estamos tratando as presentes gerações e comprometendo as futuras”.
A postagem cita que “a anta Andradina tornou-se o símbolo mais marcante da catástrofe ambiental que assola o Estado de São Paulo e todo Brasil”. 
Na continuação do texto, explica que toda essa destruição causada por quem se considera “seres escolhidos” que despreza as outras formas de vida deve ser refletida pela sociedade, para se dar um basta a esta destruição ambiental".

(Com informações do g1/região)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

01/10/2024 - Penápolis: pessoas com 70 anos ou mais representam 9,6% dos eleitores

01/10/2024 - Edital Difusão CultSP leva eventos culturais para Promissão, Bilac, Coroados e Clementina

01/10/2024 - Interior de SP: Defesa Civil alerta para alto risco de queimadas

01/10/2024 - Governo de SP testa produto que combate incêndios florestais cinco vezes mais rápido que água

01/10/2024 - Moto: ex-vice prefeito de Clementina morre após acidente

01/10/2024 - Engenheiro agrônomo perde R$ 55 mil no golpe do falso classificado

01/10/2024 - Sesi abre inscrições para estudar em 2025

30/09/2024 - Ex-vice-prefeito de Clementina morre em acidente em vicinal

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.