Penápolis, 01/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

13/09/2024

Concessionária adverte sobre riscos de acidentes na poda de vegetação em proximidades com a rede elétrica

DA REDAÇÃO

As podas de árvores e plantas são essenciais para o crescimento saudável da vegetação e, principalmente, para a prevenção de acidentes. Quando realizadas próximas a redes elétricas, essas intervenções tornam-se ainda mais cruciais. A CPFL Paulista, por meio da campanha Guardião da Vida, alerta sobre a importância de realizar esses serviços periodicamente e apenas por profissionais habilitados.
"Apesar de parecerem atividades simples, as podas devem ser feitas apenas por profissionais habilitados, sempre respeitando uma distância segura da rede elétrica. Uma poda mal executada pode ser fatal”, destaca Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.
O principal risco dessas intervenções em árvores próximas às redes de distribuição de energia são os choques elétricos. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em 2023, podas e outras atividades como obras civis e instalação de antenas de TV e telefonia foram responsáveis por 418 acidentes em áreas com redes aéreas no Brasil, sendo 267 fatais.
Além de prevenir choques elétricos, realizar podas de árvores seguindo os procedimentos de segurança adequados garante a integridade do sistema elétrico. Galhos e pedaços de tronco podem cair ou se manter muito próximos às redes de distribuição, provocando interrupções no fornecimento de energia, curtos-circuitos e até o desligamento da iluminação pública. “Arriscar-se em podas sem o devido conhecimento técnico representa um risco à vida e prejudica os vizinhos e demais moradores do entorno, podendo afetar hospitais, comércios e outras unidades de serviços essenciais”, destaca Campos.

Autorização em Penápolis
Segundo a Lei Municipal, a poda de árvores só será permitida diante de algumas condições. São elas: quando estiver sob fiação elétrica; quando representem riscos de acidentes ou de interrupção do sistema elétrico e de telefonia, entre outros serviços.
Ainda está prevista a poda para a limpeza da árvore, visando somente a retirada de galhos secos, apodrecidos, quebrados ou com pragas e/ou doenças. 
A autorização só será emitida caso se justifique a intervenção e quando a árvore ou parte dela apresentar risco iminente de queda.
Também será emitida a autorização nos casos em que a árvore esteja causando comprovados danos permanentes ao patrimônio público ou privado; quando o plantio irregular ou a propagação espontânea das espécies impossibilitar o desenvolvimento adequado de árvores vizinhas, e quando se tratar de espécies cuja propagação tenha feitos prejudiciais para a arborização urbana.
A Secretaria de Agricultura está à disposição da comunidade para prestar todas as orientações necessárias em relação à arborização urbana.
Quem desejar mais informações a respeito das práticas corretas de poda e erradicação de árvores pode manter contato pelo telefone (18) 3652-3122. As denúncias devem ser enviadas para a Ouvidoria Municipal através do número 156 (ligação gratuita). Atendimento de segunda a sexta das 08h às 11h30 e das 13h às 16h.

Lembre-se:

> Antes de plantar uma árvore, consulte a legislação ou guia de arborização urbana do município.
> Caso seja inevitável plantar abaixo da rede de distribuição de energia, prefira espécies de pequeno porte, que não atingirão a fiação quando adultas.
> Jamais toque ou tente retirar galhos caídos sobre a rede de distribuição.
> Nos casos em que galhos de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da CPFL Paulista por meio dos canais de atendimento: www.cpfl.com.br, app ‘CPFL Energia’ ou 0800 010 1010 (ligação gratuita).

(Com A/I CPFL Energia)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

01/10/2024 - Penápolis: pessoas com 70 anos ou mais representam 9,6% dos eleitores

01/10/2024 - Edital Difusão CultSP leva eventos culturais para Promissão, Bilac, Coroados e Clementina

01/10/2024 - Interior de SP: Defesa Civil alerta para alto risco de queimadas

01/10/2024 - Governo de SP testa produto que combate incêndios florestais cinco vezes mais rápido que água

01/10/2024 - Moto: ex-vice prefeito de Clementina morre após acidente

01/10/2024 - Engenheiro agrônomo perde R$ 55 mil no golpe do falso classificado

01/10/2024 - Sesi abre inscrições para estudar em 2025

30/09/2024 - Ex-vice-prefeito de Clementina morre em acidente em vicinal

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.