07/09/2024
DA REDAÇÃO
Recentemente, Penápolis e a região circundante enfrentaram uma série de queimadas que destacaram a necessidade urgente de medidas preventivas e de conscientização. O SIRP - Sindicato Rural de Penápolis, em resposta a esses incidentes, intensifica o alerta aos produtores rurais e moradores da comarca sobre os graves riscos associados a queimadas e incêndios.
Esse tipo de ocorrência tem efeitos devastadores sobre o meio ambiente. Quando provocadas, essas chamas reduzem a qualidade do solo, eliminam a vegetação e contribuem significativamente para a poluição do ar. Além disso, provocam um aumento na mortalidade de animais silvestres, que podem perecer diretamente devido ao fogo ou se tornarem vítimas de atropelamentos ao tentar fugir das áreas afetadas.
Além dos impactos ambientais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes destaca que o fogo e a fumaça às margens das rodovias podem comprometer seriamente a segurança dos usuários. A redução da visibilidade provocada pela fumaça, aliada à destruição de placas de sinalização, pode resultar em acidentes graves. Esses perigos são amplificados pela possibilidade de que as queimadas se espalhem, atingindo propriedades vizinhas e colocando a vida de muitas pessoas em risco.
Crime
É fundamental lembrar que queimadas são consideradas crime e podem ter consequências legais graves. No entanto, muitos desses focos de incêndio podem ser prevenidos com atitudes conscientes e responsáveis.
O Sindicato Rural de Penápolis conta com a colaboração de todos para garantir a preservação do meio ambiente e a segurança da comunidade. Os produtores rurais que precisarem de mais informações sobre esse e outros assuntos, podem procurar a equipe especializada do SIRP na sede da instituição localizada na Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, nº 530, no centro da cidade. O telefone de contato do SIRP é (18) 3652-1424.
Para minimizar esses riscos, é recomendável a adoção de algumas práticas simples, mas eficazes, no dia a dia:
1. Não jogue lixo ou deposite entulhos às margens das rodovias. O acúmulo de resíduos pode servir como combustível para os incêndios, agravando a situação.
2. Não jogue bitucas de cigarro pela janela do veículo. Esse pequeno gesto pode provocar grandes incêndios, especialmente em áreas secas e vegetativas.
3. Evite utilizar fogo para limpeza de terrenos e queima de lixo. Utilize métodos alternativos de limpeza e descarte de resíduos para evitar o risco de incêndios.
4. Se avistar um foco de incêndio, informe imediatamente os bombeiros pelo número 193. A rápida comunicação pode ser crucial para o controle do fogo e a proteção de vidas e propriedades.
(Com AI/SIRP)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
12/01/2025 - Reino Unido: alunos de Penápolis e região embarcam para intercâmbio
12/01/2025 - Sedes informa sobre calendário do Bolsa Família 2025
12/01/2025 - Pedido de doação à Receita Federal em prol de entidades e polícia civil tem avanço
12/01/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (12)
11/01/2025 - Centro da Cidadania: câmeras ajudam Polícia a encontrar autor de furto
11/01/2025 - Inscrições para o "Vestibular Agendado 2025" da Funepe acontecem até dia 20
11/01/2025 - Ocorrências com pipas causam interrupções no sistema elétrico de Penápolis e região
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.