
06/09/2024
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de Braúna, cidade da comarca de Penápolis, decretou estado de emergência no município após um incêndio de grandes proporções atingir a área da Aldeia Indígena Icatu, localizada em uma região cercada por canaviais. O fogo teve início na tarde de quarta-feira (4) e foi controlado apenas à noite.
As chamas destruíram uma área estimada em 160 hectares, o equivalente a 160 campos de futebol. Embora as casas da aldeia não tenham sido atingidas diretamente, o incêndio danificou a rede elétrica, deixando os imóveis sem condições de habitação.
Os 160 moradores da aldeia foram transferidos para a Escola Municipal Adolfo Hecht, no centro da cidade, que agora serve como abrigo temporário. As aulas foram suspensas para acomodar os indígenas, que estão recebendo alimentos e atendimento médico. Para aqueles que optaram por permanecer em suas casas, o suporte continua sendo oferecido, incluindo assistência alimentar e de saúde.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Penápolis, o incêndio começou por volta das 16h e foi controlado por volta das 21h. O combate ao fogo envolveu não apenas os bombeiros, mas também voluntários de Braúna e cidades vizinhas, que utilizaram caminhões-pipa e máquinas agrícolas para controlar as chamas.
Impacto
O fogo consumiu, além dos canaviais, áreas de pastagem e uma reserva de preservação ambiental. As casas da aldeia foram protegidas graças a um cerco feito pelos bombeiros ao redor da comunidade.
“A situação foi muito preocupante, o fogo chegou bem perto das casas”, disse Carlos Alberto Imperial, professor da aldeia indígena Icatu e morador do local. Apesar das residências não terem sido queimadas, o professor explica que o impacto do incêndio foi devastador: “A nossa natureza morreu, perdemos nossos remédios. Isso significa que uma parte da gente morreu”, lamentou.
A prefeitura ressaltou que o incêndio trouxe graves prejuízos à comunidade indígena, cuja economia é baseada na agricultura de subsistência. A destruição de parte das terras cultiváveis agrava ainda mais a situação dos moradores, que dependem dessas áreas para o cultivo e sustento.
(Com SBT Interior)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
11/09/2025 - Braúna registra novos focos de incêndios e famílias são retiradas de aldeia indígena
11/09/2025 - Araçatuba vai ganhar nova Delegacia da Polícia Federal na "Nova Pompeu"
11/09/2025 - Desempregado é preso após ser flagrado com cocaína
11/09/2025 - Polícia Civil esclarece furto de dinheiro em agência bancária
11/09/2025 - Requerimento defende melhor estrutura para serviço de fisioterapia
11/09/2025 - Nossa Senhora da Boa Viagem: Show de Prêmios sorteia R$ 5 mil em prol de nova capela
11/09/2025 - Prefeitura investe mais de 200 mil em novas bacias nos cruzamentos
11/09/2025 - Clube do Livro reúne leitores e poetas em encontro hoje
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.