25/08/2024
DA REDAÇÃO
O governo do Estado anunciou na tarde desta sexta-feira (23), que 30 cidades estão com alerta máximo para grandes queimadas e tiveram focos ativos de incêndio durante o dia. “São localidades que estão com baixa umidade do ar e risco elevado com a onda de calor que atinge todo o Estado” , informa a nota.
Na região de Araçatuba, o único município que aparece na relação é Santo Antônio do Aracanguá, apesar de moradores de várias cidades da região e também de Araçatuba, relatarem incêndios durante o dia. A reportagem recebeu relatos de moradores em Lourdes, Nova Luzitânia e também houve confirmação pelo Corpo de Bombeiros de incêndios em Araçatuba, Penápolis e Barbosa.
Também estão na relação, municípios nas regiões de Presidente Prudente e de São José do Rio Preto, que estão a menos de 100 quilômetros de Araçatuba. Porém, a maioria fica na região de Ribeirão Preto.
Mortes
Na nota, o governo do Estado informa incêndios florestais podem atingir grandes áreas de vegetação natural. Também foi informado que dois funcionários de uma usina em Urupês, na região de Rio Preto, morreram nesta sexta-feira, tentando combater um incêndio.
“Com as rajadas de vento, o fogo pode se alastrar rapidamente. As queimadas emitem fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas ao sistema respiratório e desordens cardiovasculares” , informa a nota.
Rodovias
Um levantamento feito às 18h, apontava que havia trechos de rodovias concedidas e estaduais com interdições, devido a situações críticas causadas por incêndios de grande porte. “Essas interdições, que variam de total a parcial, estão impactando significativamente o tráfego em várias regiões”.
Na região, apresentavam interdições parciais trecho da rodovia Jorge Maluly Netto (SP-463), quilômetro 34, que fica em Araçatuba, e no quilômetro 259,8 da Assis Chateaubriand (SP-425), em José Bonifácio. Pouco antes das 21h a situação era normal nesses trechos.
Recomendações
“É fundamental que todos permaneçam atentos às atualizações constantes sobre as condições de tráfego monitoradas em tempo real pelas equipes de emergência e concessionárias responsáveis”.
A principal recomendação é evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo. “Caso não haja essa possibilidade, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente”.
(Com informações Hojemais Araçatuba)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
12/01/2025 - Reino Unido: alunos de Penápolis e região embarcam para intercâmbio
12/01/2025 - Sedes informa sobre calendário do Bolsa Família 2025
12/01/2025 - Pedido de doação à Receita Federal em prol de entidades e polícia civil tem avanço
12/01/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso deste domingo (12)
11/01/2025 - Centro da Cidadania: câmeras ajudam Polícia a encontrar autor de furto
11/01/2025 - Inscrições para o "Vestibular Agendado 2025" da Funepe acontecem até dia 20
11/01/2025 - Ocorrências com pipas causam interrupções no sistema elétrico de Penápolis e região
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.