08/08/2024
DA REDAÇÃO
Interessados em técnica de produção e interpretação teatral, sejam eles atuantes na área ou leigos, podem se inscrever gratuitamente para uma oficina que acontece neste sábado (10), das 8h ao meio-dia, no Teatro Castro Alves, em Araçatuba.
A atividade tem como tema o “Um olhar sobre o teatro do oprimido - conversa e prática” e é desenvolvida pela Produtora Bom Humor e empresa Conteúdo Estratégico por meio da Lei Paulo Gustavo, que fomenta a cultura através de recursos federais enviados pelo Ministério da Cultura. A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, é apoiadora da iniciativa.
Nesta oficina, os participantes serão incentivados a criarem seus próprios textos, cenários e contextos; e também vão atuar. As aulas serão ministradas pelos atores e produtores Eduardo Amaral e Edi Barba, e pela atriz Larissa Melinsky.
A dinâmica teatral escolhida é baseada na metodologia do Teatro do Oprimido, desenvolvida por Augusto Boal, brasileiro referência no teatro contemporâneo internacional, que utilizava o teatro interativo como instrumento de transformação social. “Esta metodologia permite que os participantes explorem, analisem e discutam situações de opressão, buscando soluções e mudanças através da encenação e do diálogo”, conta o produtor Eduardo Amaral.
Ainda segundo ele, a intenção da oficina é fazer com que os participantes desenvolvam empatia, consciência crítica e capacidade para solucionar questões coletivas. “A ideia é conduzir as pessoas a entenderem que elas podem ser agentes culturais de suas próprias vivências e promotoras de transformação social”, completa.
Estão sendo oferecidas 40 vagas e o único requisito é que a pessoa tenha idade acima dos 14 anos. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo número (18) 98129-8115.
Agosto Lilás
A oficina faz parte de um projeto que conta também com seis apresentações teatrais que abordam a temática do Agosto Lilás, mês da campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Intitulada “Pelo nosso amor - Uma manifestação cultural documentada em prol dos direitos da mulher”, a peça é resultado de um trabalho conjunto entre um escritor e diretor, atores e psicólogos.
As apresentações também são gratuitas e vão acontecer em bairros diversos. A primeira será no dia 7, às 9h, na Escola Estadual do Jardim.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
14/01/2025 - Dupla é condenada por atear fogo em área de mata
14/01/2025 - Motorista é preso após agredir companheira em Penápolis
14/01/2025 - Dupla furta produtos de lanchonete e é presa pela polícia em Luiziânia
14/01/2025 - Empresário perde R$ 500 em golpe
14/01/2025 - Polícia Civil prende acusado de furtar "Centro da Cidadania"
14/01/2025 - Professora tem casa invadida na Vila Dona Eugênia
14/01/2025 - Carro de autônomo é furtado no Jardim Morumbi
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.