06/08/2024
A polícia já tem o nome de uma das três pessoas que estavam no avião que caiu e explodiu em seguida, no início da tarde de sábado (3) em uma fazenda em Birigui (SP). Um homem identificado como Josué dos Santos deixou nome e CPF registrados no comprovante de abastecimento da aeronave no aeroclube de Birigui, de onde a aeronave partiu.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, ainda na noite de sábado uma pessoa que possui hangar nas dependências do aeroclube disse que pouco depois das 10h30 viu os três homens que iriam ocupar aquela aeronave. Ele contou que o avião estava liberado desde o início de junho após ter feito apenas uma troca de óleo e dos respectivos filtros na oficina. Ainda de acordo com essa testemunha, as manutenções anteriores teriam sido feitas em uma oficina em Bragança Paulista.
Ainda de acordo com ele, essa pessoa que assinou o comprovante do abastecimento estava sentado ao lado do passageiro. Ele teria informado que não iria operar a aeronave por ser habilitado apenas para pilotar helicóptero. Pela descrição da testemunha, esse passageiro teria pele morena, seria magro, com cerca de 1,85 metros de altura e teria cerca de 45 anos de idade. Ele vestia calça social preta e camiseta preta e tinha cabelos de cor escura.
Piloto
O proprietário do hangar informou à polícia não recordar o nome do piloto, que seria aparentemente de nacionalidade estrangeira. Ele teria aproximadamente 60 anos e tinha uma tatuagem no braço direito, de uma rosa dos ventos, tendo no centro um avião Boeing. Esse homem tinha cabelos loiros, era magro e tinha aproximadamente 1,60 metro, vestia uma camiseta polo azul e calça jeans. Por fim, ele teria dito que possuía hangar em Bragança Paulista.
O terceiro passageiro também teria cerca de 1,60 metro de altura, seria mais pesado que os demais e aparentava ter entre 35 e 40 anos. Ele vestia calça preta e camiseta preta e tinha cabelos de cor escura.
Por fim, a testemunha informou que a aeronave foi abastecida no aeroclube e partiu após o que o piloto e a pessoa que se identificou como Josué elaborarem juntos o plano de voo, que teria sido cadastrado eletronicamente na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil.
Acidente
Segundo o que foi informado à polícia, o bimotor Beech Aircraft, prefixo PS-RCM, fabricado em 1961, levantou voo com destino ao município de Socorro (SP) pouco antes das 13h30, com os três ocupantes. Às 14h16 a reportagem recebeu as primeiras imagens da aeronave já em chamas, assim com a área de pastagem onde ela caiu, na fazenda Água Branca, que fica entre Birigui e Araçatuba. Um trator atrelado a um tanque de água era usado para combater as chamas.
Uma câmera de monitoramento da propriedade captou o momento em que o avião aparece girando no ar e cai em seguida, aparentemente de bico. A polícia conversou com um funcionário da fazenda, que disse ajudou a combater o incêndio. Ele contou que estava em uma via de acesso a cerca de 800 metros do local, quando viu a aeronave voando baixo.
De acordo com ele, o piloto teria feito uma manobra para um lado, depois para cima, como se tentasse arremeter, mas em seguida houve a queda seguida de explosão e ele viu as chamas.
Investigação
O local foi preservado pela Polícia Militar para perícia, que foi realizada pelo Instituto de Criminalística. Os policiais passariam a noite na propriedade, pois pela manhã deste domingo deveria chegar à cidade, equipe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) para também colher informações que possam identificar a causa da queda.
A identificação formal das vítimas deverá ser feita por meio de exame de DNA, com material que deve ser coletado pelo IML (Instituto Médico Legal) de Araçatuba, responsável pelo exame necroscópico e possível identificação. A Polícia Civil irá instaurar inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente aéreo.
(Com Agência Trio Notícias)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
14/01/2025 - Dupla é condenada por atear fogo em área de mata
14/01/2025 - Motorista é preso após agredir companheira em Penápolis
14/01/2025 - Dupla furta produtos de lanchonete e é presa pela polícia em Luiziânia
14/01/2025 - Empresário perde R$ 500 em golpe
14/01/2025 - Polícia Civil prende acusado de furtar "Centro da Cidadania"
14/01/2025 - Professora tem casa invadida na Vila Dona Eugênia
14/01/2025 - Carro de autônomo é furtado no Jardim Morumbi
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.