21/07/2024
DA REDAÇÃO
A Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis, DAEP, divulgou uma atualização sobre o poço profundo que está sendo perfurado em uma propriedade da empresa ao lado de sua sede. Após a realização de uma perfilagem óptica, foi possível determinar que a temperatura da água é de 42,5°C. Em breve, serão realizadas análises detalhadas para determinar com exatidão a qualidade da água.
Como o poço já atingiu o Aquífero Guarani, a expectativa é de que a água seja de alta qualidade. O Aquífero Guarani é conhecido por fornecer água potável em quase toda a sua extensão, com raros pontos onde há teores de salinidade e enriquecimento em flúor acima do limite de potabilidade.
Até o momento, a profundidade atingida pela perfuração é de 1.100 metros. De acordo com o presidente do DAEP, Carlos Alberto Bachiega, o poço profundo terá capacidade de abastecer sozinho metade da cidade, se necessário. No entanto, a obra visa somar-se aos recursos existentes para garantir a segurança hídrica do município, que atualmente depende exclusivamente do Ribeirão Lajeado.
Após o início da captação, a água do poço deverá ser misturada com a água proveniente do ribeirão, chegando às torneiras dos penapolenses em temperatura e qualidade adequadas. Esta iniciativa não só reforça a infraestrutura hídrica da cidade, mas também proporciona uma solução sustentável e resiliente para o abastecimento de água.
Além disso, o projeto demonstra uma visão da administração municipal, por meio da autarquia, em investir em tecnologias avançadas e soluções inovadoras para garantir o bem-estar da população. A expectativa é que essa nova fonte de água ajude a minimizar os impactos de eventuais períodos de estiagem, garantindo um fornecimento contínuo e de qualidade para todos os moradores. Além disso, caso haja intercorrências com a captação de água do Ribeirão Lajeado, o fornecimento será continuado através da água do poço.
Acidente em 2022
Em setembro de 2022, um caminhão com soda cáustica caiu no Ribeirão Lajeado, pegou fogo e ficou parcialmente enterrado, provocando a morte do motorista e vazamento do produto na única fonte de captação de água do município. O bitrem e o corpo do motorista foram retirados no dia seguinte. Contudo, o tratamento de água foi interrompido, porque os produtos usados não conseguem agir contra a soda cáustica. Foi necessário abrir o vertedouro para que a água tratada elimine a contaminação.
Com a interrupção da captação, o Daep precisou encher sete reservatórios de água para garantir o fornecimento do serviço.
Este acidente provou ser necessário buscar novas medidas para garantir a segurança hídrica do município.
Somando-se o episódio a estiagem, que diminuiu o nível do lajeado e obrigou o Daep a atenuar em determinado momento a pressão, caminhando-se para um racionamento de água, a atual gestão municipal, encabeçada pelo prefeito Caique Rossi, decidiu então que a nova captação através de um poço profundo seria a solução ideal para evitar futuras interrupções e transtornos aos penapolenses.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
15/01/2025 - Enfermagem: equipes fazem capacitação sobre vacina BCG
15/01/2025 - Unidades de CRAS ampliam atendimento com grupo de idosos
15/01/2025 - Cia. de 2 apresenta Moby Dick e os caçadores de baleia no Sesc Birigui
15/01/2025 - Churrasqueiro descumpre medida protetiva e é preso
15/01/2025 - Polícia Militar prende dupla acusada de tráfico de drogas no Mais Solar
15/01/2025 - Jovem é ferida com estilhaços de vidro durante briga com o companheiro
15/01/2025 - ANTT aprova relatório final sobre a ferrovia Malha Oeste
15/01/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta quarta-feira (15)
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.