09/07/2024
DA REDAÇÃO
Os containers “lixeiras coletivas” são ferramentas adotadas pelo município, através da Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental (Daep) com o objetivo de aprimorar a prestação do serviço de coleta de lixo, visando reduzir o descarte inadequado de resíduos em praças, logradouros e terrenos, a fim de prevenir a disseminação de doenças decorrentes da disposição inadequada de lixo. No entanto, é preciso respeitar algumas diretrizes para garantir o bom funcionamento desse serviço, e o Daep alerta a população com frequência para que isto ocorra.
A autarquia enfatiza que é proibido deixar lixo fora dos containers. Essa prática além de ser prejudicial ao meio ambiente, também pode acarretar em multas. O Daep está realizando fiscalizações periódicas para garantir o cumprimento das normas de descarte de resíduos.
“Ressaltamos ainda que os containers devem ser utilizados exclusivamente para o descarte de resíduos orgânicos. Objetos volumosos, materiais perigosos como produtos químicos, pilhas, baterias, medicamentos e materiais cortantes não devem ser depositados nos containers. Esses itens possuem destinação específica e devem ser descartados em pontos de coleta apropriados”, afirma o Chefe do Serviço de Resíduos Sólidos do Daep, Mauro Salmente.
Seguindo as orientações, todos estarão contribuindo para uma coleta de lixo eficiente, preservando o meio ambiente e mantendo a limpeza da nossa cidade.
“Pedimos a compreensão e cooperação de todos para que juntos possamos manter a cidade limpa e organizada. Contamos com a sua colaboração”, finaliza o Presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, em entrevista para o DIÁRIO DE PENÁPOLIS.
Para utilizar corretamente os containers do Daep, siga estas orientações:
1) Feche corretamente o lixo: Certifique-se de fechar bem as sacolas de lixo para evitar vazamentos e dispersão de resíduos.
2) Descarte apenas resíduos orgânicos: Os containers do Daep são destinados para o lixo doméstico, como restos de alimentos e materiais biodegradáveis. Outros tipos de resíduos devem ser descartados em locais apropriados.
3) Não deixe lixo fora dos containers: Certifique-se de que todo o lixo seja colocado dentro dos containers, evitando deixar resíduos ao redor, o que pode atrair animais e causar sujeira no entorno.
4) Feche bem as tampas: Ao depositar o lixo nos containers, verifique se as tampas estão bem fechadas. Isso ajuda a evitar odores, a entrada de insetos e a dispersão de resíduos pelo vento.
5) É importante ressaltar que não se deve depositar árvores inteiras ou fragmentadas, estofados, entulhos de construção, paletes, resíduos da coleta seletiva ou outros resíduos volumosos nos containers. Esses materiais podem danificar o caminhão coletor, causando quebras nas laterais e nos munhões dos containers, o que impede o esvaziamento adequado dos mesmos.
6) A importância da separação correta: lembre-se de não descartar materiais recicláveis no container de lixo comum. Faça a separação adequada do lixo reciclável e coloque-o no saco verde designado, que será coletado pela CORPE.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
15/01/2025 - Enfermagem: equipes fazem capacitação sobre vacina BCG
15/01/2025 - Unidades de CRAS ampliam atendimento com grupo de idosos
15/01/2025 - Cia. de 2 apresenta Moby Dick e os caçadores de baleia no Sesc Birigui
15/01/2025 - Churrasqueiro descumpre medida protetiva e é preso
15/01/2025 - Polícia Militar prende dupla acusada de tráfico de drogas no Mais Solar
15/01/2025 - Jovem é ferida com estilhaços de vidro durante briga com o companheiro
15/01/2025 - ANTT aprova relatório final sobre a ferrovia Malha Oeste
15/01/2025 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta quarta-feira (15)
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.