03/07/2024
DA REDAÇÃO
No dia 20 de junho de 2024, a EMEF Prof. Armelindo Artioli recebeu uma palestra educativa sobre o uso racional da água, promovida pela Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental (Daep) por meio do Centro de Educação Ambiental. A atividade teve como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação e do uso consciente desse recurso essencial.
A palestra, conduzida de forma lúdica e participativa, despertou o interesse dos alunos, que puderam interagir durante as dinâmicas e esclarecer dúvidas sobre o tema. A pedagoga do Centro de Educação Ambiental (CEA), Fernanda Marin Campachi Ribeiro, abordou diversos aspectos relacionados à água, incluindo o manancial que abastece Penápolis, a relação da água com a biodiversidade e os conceitos de água bruta e água tratada. Ela também explicou todo o processo desde a captação até a distribuição da água, trabalho realizado pelo Daep.
Durante a apresentação, uma história ilustrando o desperdício de água em situações cotidianas, como escovar os dentes com a torneira aberta, tomar banhos longos e usar mangueiras para lavar carros e quintais, promoveu uma reflexão entre os participantes. A narrativa destacou a importância da água e a necessidade de utilizá-la de forma racional para garantir sua disponibilidade no futuro.
A palestra contou com a participação de 251 pessoas, que foram orientadas sobre a qualidade e quantidade da água, a poluição dos recursos hídricos, o uso incorreto e dicas para economizar água e reduzir o desperdício.
Carlos Alberto Bachiega, Presidente do Daep, enfatizou: "Educar nossas crianças sobre o uso racional da água é um investimento no futuro. A conscientização desde cedo sobre a importância de preservar este recurso vital é fundamental para garantir que as próximas gerações possam desfrutar de um ambiente saudável e sustentável."
A iniciativa reforça o compromisso do Daep e da Prefeitura de Penápolis com a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais, promovendo mudanças de hábitos que beneficiem toda a comunidade. O objetivo é sensibilizar para a realidade dos recursos naturais do planeta, em especial da água, e oportunizar a identificação das oportunidades de redução do consumo através da mudança de hábitos, de modo que os participantes sejam multiplicadores da informação.
(Com A/I Daep)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
16/01/2025 - "Janeiro Branco": servidores municipais participam de campanha
16/01/2025 - Produtores rurais recebem pagamento por aderirem ao Programa Produtor de Águas
16/01/2025 - Brasil terá bolha de calor nos próximos dias; saiba quais regiões serão afetadas
16/01/2025 - Funepe abre processo seletivo para cargo de assistente social
16/01/2025 - "Plantão Tira-dúvidas de Inglês"
16/01/2025 - Comparativo: casos de dengue neste mês de janeiro é 34 vezes maior
16/01/2025 - Governo de SP lança Plano de Contingência da dengue
16/01/2025 - Polícia Civil prende jovem com celular furtado e moto adulterada em Penápolis
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.