27/06/2024
DA REDAÇÃO
Termina no próximo dia 30 de junho em todo o Estado de São Paulo a Campanha de Vacinação contra a Brucelose Bovina. No dia 22 de maio, a Portaria CDA 19/2024 prorrogou o prazo para a vacinação de bovinas e bubalinas contra a doença e estendeu o período para a atualização dos rebanhos e entrega de declarações de vacinação até 7 de julho.
Na ocasião, a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo informou que a medida foi tomada devido ao desabastecimento nacional de insumos e imunizantes necessários para a vacinação dos animais contra a doença.
Brucelose
A Brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella. Ela pode afetar vários tipos de animais e humanos. Em vacas e búfalos, é geralmente causada pela Brucella abortus e costuma levar ao aborto nos últimos meses da gestação. Além disso, pode causar o nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, corrimentos e inflamações nos animais. Os humanos podem pegar a doença pelo contato direto com animais doentes, suas secreções, acidentes com a vacina, manipulação de carcaças e pelo consumo de produtos de origem animal, como leite não pasteurizado e derivados. Em pessoas, a doença pode se manifestar de várias formas, mas normalmente causa febre contínua, intermitente ou irregular, de duração incerta.
A Brucelose bovina é encontrada em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento. No Brasil, ela ocorre de forma endêmica. A CDA - Coordenadoria de Defesa Agropecuária, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, trabalha para garantir a saúde do agronegócio no estado. Eles fazem isso com ações de vigilância que protegem o solo, garantem a segurança dos alimentos e promovem a saúde de pessoas, animais e do meio ambiente.
Uma das principais medidas de controle é a vacinação obrigatória de todas as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, que deve ser feita por um veterinário cadastrado pela CDA. A vacinação é uma ferramenta muito eficaz na prevenção da doença, protegendo os rebanhos e as pessoas que trabalham com os animais e com os produtos de origem animal.
Informações
Produtores rurais de Penápolis e arredores interessados em mais informações sobre os prazos e procedimentos de vacinação devem entrar em contato com a equipe do Sindicato Rural, que está localizado na Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, número 530, no centro da cidade. O telefone do SIRP é (18) 3652-1424. As principais novidades do SIRP também são divulgadas na página da instituição no Instagram: @sind.ruraldepenapolis.
(Com AI/SIRP com informações Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
16/01/2025 - "Janeiro Branco": servidores municipais participam de campanha
16/01/2025 - Produtores rurais recebem pagamento por aderirem ao Programa Produtor de Águas
16/01/2025 - Brasil terá bolha de calor nos próximos dias; saiba quais regiões serão afetadas
16/01/2025 - Funepe abre processo seletivo para cargo de assistente social
16/01/2025 - "Plantão Tira-dúvidas de Inglês"
16/01/2025 - Comparativo: casos de dengue neste mês de janeiro é 34 vezes maior
16/01/2025 - Governo de SP lança Plano de Contingência da dengue
16/01/2025 - Polícia Civil prende jovem com celular furtado e moto adulterada em Penápolis
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.