06/06/2024
DA REDAÇÃO
A Portaria CDA 19/2024, publicada no último dia 22/05, prorrogou o prazo no Estado de São Paulo para a vacinação de bovinas e bubalinas contra a Brucelose até 30 de junho e para a atualização dos rebanhos e entrega de declarações de vacinação até 7 de julho.
Segundo informações publicadas pela Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, a medida foi tomada devido ao desabastecimento nacional de insumos e imunizantes em geral, necessários para a vacinação dos animais contra a doença.
Desde o início de maio, a GTA - Guia de Trânsito Animal só é emitida após a atualização de todas as espécies animais presentes na propriedade, incluindo bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.
Brucelose
A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo destaca que nesta etapa, todas as fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade devem ser vacinadas. Por se tratar de uma vacina viva, que pode infectar quem a manipula, a vacinação deve ser realizada por um médico-veterinário cadastrado, que além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor.
A lista de médicos-veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária para realizar a vacinação em diversos municípios do Estado de São Paulo está disponível em www.defesa.agricultura.sp. gov.br/credenciados/. A emissão do atestado de vacinação contra Brucelose pelo médico-veterinário cadastrado não dispensa a obrigatoriedade da declaração da vacinação.
Para preservar e manter o rebanho, a Defesa Agropecuária atua de várias formas, incluindo a obrigatoriedade da vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas contra Brucelose; o abate sanitário ou eutanásia de animais acometidos pela doença; a exigência de atestado de exames para Brucelose e Tuberculose para o trânsito de animais destinados à reprodução ou para participação em feiras, exposições, leilões e provas esportivas como rodeios, além de medidas voluntárias como a certificação de propriedades livres. Além disso, também realiza inquéritos epidemiológicos para determinar a prevalência da doença no Estado de São Paulo.
SIRP
Mais informações podem ser obtidas no SIRP - Sindicato Rural de Penápolis, através dos telefones (18) 3652-1811 e (18) 3652-1424 (WhatsApp).
(Com AI/SIRP com informações Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
17/01/2025 - Ciclofaixas da avenida Irmãos Buranello e Parque Santa Leonor são revitalizadas
17/01/2025 - OFERTAS DESTE FIM DE SEMANA DO SÃO CRISTÓVÃO SUPERMERCADOS - 17/01 a 19/01
17/01/2025 - Penápolis tem registro de menos chuvas em 2024
17/01/2025 - Entregador é preso pela Polícia Militar com moto adulterada
17/01/2025 - CDHU prorroga campanha de regularização de dívidas até 31 de março
17/01/2025 - Tenentão: Estádio recebe investimento em melhorias na iluminação
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.