24/05/2024
DA REDAÇÃO
A dupla de black music Magia Negra, formada pelos artistas Loren Lucca e Diego Neves, faz show nesta sexta-feira (24), no Sesc Birigui, com entrada gratuita. Será na Área de Convivência, a partir das 20h. A apresentação integra a programação do Festival Sesc Culturas Negras, que acontece entre os dias 22 e 26 de maio em todo o estado.
Neste show autoral, o duo traz para o palco a valorização da música e dos artistas negros, com um vasto repertório de referências e sonoridades do MPB, afro, funk, hip hop, R&B, entre outros.
“Magia Negra é o encontro entre a poesia e a ancestralidade preta que tentaram nos negar. É a potência de nossas vozes ecoada aos quatro cantos, para que nunca se esqueçam de quem fomos e de quem somos”, descreve a dupla.
No ritmo da poesia cantada dos intérpretes e músicos da banda, Magia Negra traz mensagens que surgem a partir das vivências de Diego Neves e Loren Lucca acerca de consciência racial, gênero, sexualidade, relacionamentos e seus convívios sociais.
A dupla iniciou sua trajetória durante a pandemia. Para ganhar vida na cena musical, apropriou-se da expressão pejorativa “magia negra”, que revela a discriminação sofrida pela cultura negra e sua espiritualidade.
As composições autorais têm uma sonoridade carregada de ancestralidade e representatividade, sendo entoadas pelos beats e mixagens dos produtores rio-pretenses DJ Basin e Rulian Romani. A banda conta com a participação dos músicos convidados Cairo Francisco e Nesk Beats, que conduzem o público a uma experiência sonora através de distorções e efeitos da guitarra, das batidas dos atabaques e agogôs.
Christina Martins, a atriz performer presente em cena, traz para o presente as vozes do passado por meio da poética dramatúrgica de seus textos e movimentos. A defumação, pintura facial, a dança e a interação com o público, permeiam suas ações ao longo deste espetáculo musical, enquanto os dançarinos trazem a força do ser e estar em coletivo.
Festival Sesc Culturas Negras
Maio é um período de conscientização, mobilização e de celebração, para promover a igualdade racial e o reconhecimento da cultura negra. Nesse contexto, a programação do festival do Sesc reforça as celebrações do dia 25, Dia Mundial de África, uma data que simboliza a luta de diversos povos africanos por desenvolvimento, democracia e liberdade.
A programação é marcada pela diversidade de possibilidades de formatos e pela participação de artistas, grupos e coletivos, lideranças comunitárias, mestres e mestras tradicionais e pesquisadores e pesquisadoras da arte e da cultura negra.
Confira:
Sesc Birigui
R. Manoel Domingos Ventura, 121 - Vila Xavier.
Telefone: (18) 3649-4730.
Mais informações em https://www.sescsp.org.br/birigui .
(Com A/I Sesc)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
18/01/2025 - registro civil - 2024: cresce número de casamentos e diminuem os nascimentos
18/01/2025 - Cine Família: aberta votação para o filme que será exibido no Jardim Tropical
18/01/2025 - Pistola é apreendida em ação da Polícia Civil
18/01/2025 - 1ª Infância: Desenvolvimento Social alinha novos projetos
18/01/2025 - Prova de vida não foi suspensa: é anual e por cruzamento de dados
18/01/2025 - Novos radares começam a operar em rodovias do Noroeste Paulista
18/01/2025 - Diálogo: Poder Executivo e Legislativo realizam reunião de trabalho
18/01/2025 - Encontro celebra o Dia Nacional do Fusca em shopping da região
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.