Penápolis, 07/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

18/01/2024

Penapolense Márcia Aoki afirma que responsável por testamento de Pelé está tentando enriquecer às custas da herança

DA REDAÇÃO

Segundo o jornal Metrópoles, a viúva do saudoso Pelé afirmou que o responsável pelo testamento do ex-jogador estaria tentando enriquecer às custas da herança deixada pelo craque. Segundo a penapolense Márcia Aoki, José Formos tentou receber a remuneração máxima prevista por lei. Para quem não sabe, Pepito, como ficou conhecido, foi empresário e assessor do ex-atleta por 40 anos e, com isso, escolhido por Pelé para a função.
A viúva estaria acusando o ex-assessor de Pelé de não cumprir as obrigações de testamenteiro durante o processo, agindo de forma ousada ao pedir a remuneração máxima. Márcia Aoki ainda teria classificado a ação como absurda e irrazoável, recebendo apoio de três dos filhos que Pelé deixou: Joshua, Celeste e Gemima.
O processo do testamento do craque tramita na Justiça paulistana desde 2023, pouco depois da morte do ex-jogador, aos 82 anos de idade. Em junho do mesmo ano, a viúva do ex-atleta questionou um pedido de Pepito que pediu para ser remunerado em cinco por cento do valor da herança. 
"Quer o testamenteiro nomeado enriquecer (sem causa) à custa do espólio", escreveu a empresária Márcia, segundo o que foi noticiado pelo jornal. 
O Metrópoles ainda afirmou que a viúva teria acusado José Formos de não se dedicar ao testamento. Aparentemente, os familiares ainda tiveram que acionar a Justiça para iniciar o processo. Aoki também teria destacado que a Justiça de São Paulo abriu exceções e definiu um pagamento menor que um por cento em casos excepcionais.
"Quais dessas providências e etapas obrigatórias decorrentes da abertura da sucessão foram conduzidas pelo testamenteiro nomeado? A resposta é simples: nenhuma! Pediu remuneração máxima por meio de um parágrafo de pouquíssimas linhas em sua manifestação de uma página e meia. Não cumpriu uma obrigação sequer, por mais singela que seja", teria afirmado a viúva.

Defesas se pronunciam
Procurada pelo Metrópoles, a defesa de José Formos afirmou que o valor da remuneração ainda não foi analisado pela Justiça. Segundo a defesa, Pepito se recusou a assinar um documento enviado por Márcia no qual ele abria mão de qualquer coisa.
"A discussão sobre o valor da remuneração não está nem perto de começar. Ela [Márcia Aoki] não teria nem o que impugnar agora. Quem nomeou o inventariante foi o próprio Edson [Pelé]", afirmou o advogado Victor Hadid.
Também procurada pelo jornal Metrópoles, a defesa da penapolense Márcia Aoki afirmou: "Questionamos o percentual da remuneração máxima pedido pelo inventariante, mas o juiz disse que só decidirá isso no curso do inventário. Não concordamos com o valor máximo porque o testamenteiro [Pepito] não fez absolutamente nada até agora, não participou do processo", disse o advogado Luiz Kignel ao veículo.

Aoki
Márcia Aoki, de 56 anos, viúva de Pelé, era casada com o ex-jogador de futebol desde 2016. Os dois se conheceram nos Estados Unidos. Natural da cidade de Penápolis, interior de São Paulo, Márcia Aoki foi a terceira esposa de Pelé. O casal se conheceu na década de 1980, em uma festa em Nova York, nos Estados Unidos, mas só começaram a namorar em 2010.

(Com informações Estrelando/Metrópoles)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

06/10/2024 - Voto: 43.573 eleitores decidem eleições hoje em Penápolis

06/10/2024 - Seções Eleitorais: esquema de segurança é realizado para o transporte de urnas eletrônicas em Penápolis

06/10/2024 - Eleições 2024: confira as principais dicas antes de ir às urnas

06/10/2024 - Luto: falece Arata Assami, aos 86 anos

06/10/2024 - Estudante de medicina da Funepe conquista bolsa de iniciação científica pela Unesp

06/10/2024 - CONFIRA ONDE VOTAR EM PENÁPOLIS

06/10/2024 - Caique Rossi votou na Escola Carlos Sampaio

06/10/2024 - Benoninho votou na Escola Augusto Pereira de Moraes

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.