Penápolis, 03/10/2025

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

05/01/2024

Região pode ganhar novo hospital estadual

A região de Araçatuba, ao qual Penápolis pertence, deverá ganhar um novo hospital estadual, segundo informou o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em entrevista concedida ao programa Bom Dia São Paulo, na terça-feira (02).
Atualmente na região há um hospital estadual em Mirandópolis, que recebeu uma atenção especial do governo do Estado no ano passado, com o anúncio da contratação de mais profissionais colocar em funcionamento todos os 99 leitos existentes.
Em conversa com o jornalista Rodrigo Bocardi, o governador falou dos investimentos que estão sendo feitos para ampliar a capacidade de atendimento dos serviços de Saúde e disse que a região de Araçatuba deve ganhar um novo hospital. "Nós vamos fazer um hospital na região de Araçatuba, provavelmente vai ser em Birigui, que ali nós temos uma falta de leitos”, informou.
Como não foram informados detalhes sobre o projeto e prazos, ainda na terça-feira a reportagem encaminhou e-mail à assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, perguntando se há detalhes desse novo hospital na região.
A pasta respondeu na quarta-feira (03), que a atual gestão estuda meios de ampliar a assistência em saúde para a população de todas as regiões do Estado. “Atualmente, está em andamento o planejamento estratégico para o crescimento da rede estadual de saúde. Os dados coletados durante as oficinas de Regionalização da Saúde, realizadas em 2023, estão em fase de estudo e avaliação”, informou a nota.

Ações
Ainda durante a entrevista, o governador justificou que ao assumir a gestão, no início de 2023, encontrou 7.800 leitos fechados. Em um ano, de acordo com ele, quase dois mil leitos foram reabertos. Tarcísio citou ainda que o Estado possui 354 Santas Casas, que cumprem um papel importante e que a regionalização da Saúde visa aproveitar toda a rede de hospitais de pequeno porte.
Em visita a Mirandópolis em junho do ano passado, o governador anunciou o chamamento público para contratar profissionais, que possibilitaria colocar em funcionamento todos os 99 leitos da instituição, que atende pacientes de 25 municípios.
Na ocasião ele informou que a ação fazia parte da regionalização, visando desafogar a Santa Casa de Araçatuba, que poderia se dedicar aos atendimentos de alta complexidade, para qual é referência para os 40 municípios do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba.

(Com Agência Trio Notícias)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

03/10/2025 - Câmara Municipal de Penápolis realizará audiência pública sobre o PPA 2026/2029

03/10/2025 - SIRP e SENAR-SP fortalecem qualificação de trabalhadores rurais com cursos gratuitos

03/10/2025 - 5º Encontro Ecológico de Caiaque e Stand Up Paddle acontece neste domingo

03/10/2025 - Prefeitura de Penápolis convida para evento comemorativo ao projeto da nova ETA

03/10/2025 - Ceim Cecília Meireles promove semana de atividades para pais e filhos

03/10/2025 - Repasse: Penápolis recebe R$ 4,8 milhões de ICMS em setembro

03/10/2025 - Audiência pública deve discutir rumo da Malho Oeste

03/10/2025 - Profissionais iniciam curso de instalação de ar condicionado

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.