Penápolis, 08/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

21/12/2023

Para FAESP, derrubada de vetos ao Marco Temporal traz segurança ao setor produtivo

O setor agropecuário do Estado de São Paulo comemorou a derrubada, na quinta-feira passada (14), pelo Congresso Nacional, dos 34 votos do Governo Federal à Lei do Marco Temporal. Para o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, a decisão tranquiliza e traz segurança jurídica ao setor produtivo.
“A decisão corrigiu o profundo desrespeito à Constituição Federal que foi o veto presidencial a alguns trechos do projeto de lei que havia sido aprovado pelo Poder Legislativo. A regulamentação do marco temporal traz segurança não só para o agronegócio, mas a toda sociedade brasileira, além de contribuir com a qualidade de vida dos povos indígenas que poderão explorar os territórios estabelecidos por Lei”, destaca Tirso Meirelles.
Os vetos presidenciais modificaram de forma contundente o projeto de Lei, aprovado em sessões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Com a decisão, são restabelecidos o marco temporal a partir de outubro de 1988; a impossibilidade de retirada e restrição de uso do produtor rural em sua área antes de indenizadas as benfeitorias de boa-fé no processo demarcatório; o pagamento de indenização no valor da terra ao produtor rural, caso seja verificado justo título de propriedade ou de posse em área tradicionalmente ocupada; e a vedação da ampliação de Terra Indígena já demarcada.
Recentemente, a FAESP encaminhou ofício a deputados e senadores paulistas solicitando derrubada dos vetos ao Marco Temporal. No início do mês de dezembro, Meirelles participou de reunião da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) com senadores, em Brasília, que tratou da questão.
“Os vetos presidenciais acabavam por estimular conflitos no campo, além de fragilizar a população rural. Esta é uma vitória não só do agronegócio, mas também do Congresso Nacional que, assim, resolve uma questão que desestabilizava agricultores e pecuaristas e ameaçava o direito de propriedade”, afirmou Meirelles.

SIRP
Mais informações podem ser obtidas no SIRP - Sindicato Rural de Penápolis, através dos telefones (18) 3652-1811 e (18) 3652-1424 (WhatsApp).

(Com informações A/I FAESP)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

08/10/2024 - Prefeitos: candidatos votaram pela manhã em Penápolis

08/10/2024 - Eleição foi considerada tranquila na cidade

08/10/2024 - Penápolis: votação modifica cadeiras na Câmara Municipal

08/10/2024 - Vencedor: após reeleição, Caique Rossi festeja com eleitores

08/10/2024 - Ricardo Nunes e Guilherme Boulos vão disputar o 2º turno para a Prefeitura de São Paulo

08/10/2024 - Capa do jornal DIÁRIO impresso desta terça-feira (08)

07/10/2024 - Comemoração: Caique e Rubinho são eleitos em Penápolis

06/10/2024 - Voto: 43.573 eleitores decidem eleições hoje em Penápolis

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.