Penápolis, 09/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

22/10/2023

Rotaract desenvolve projetos na aldeia índigena de Icatu

DA REDAÇÃO

O Rotaract Club de Penápolis por meio do projeto "Rotaract na Aldeia", está desenvolvendo ações e projetos voluntários na aldeia indígena de Icatu, localizada em Braúna-SP, há 37km de Penápolis. 
O projeto que tem como objetivo central a promoção do desenvolvimento holístico da comunidade indígena de Icatu atua em diversas áreas como meio ambiente, desenvolvimento comunitário, apoio na compreensão por parte da comunidade em relação aos povos originários, educação e alfabetização e apoio na captação de recursos do Governo Federal por meio de projetos culturais.
Até o momento, o projeto alcançou os seguintes marcos notáveis:
Inscrição para o Prêmio "Cultura Viva": O "Rotaract na Aldeia" concluiu a inscrição da Aldeia Icatu para o Prêmio "Cultura Viva", que reconhece e premia iniciativas culturais indígenas. Este passo é fundamental para apoiar a busca de recursos do Governo Federal e a emancipação dos povos originários.
Atividades de Educação Ambiental: Em parceria com o especialista Loan Ramos da SOS Mata Atlântica, o projeto promoveu a conscientização sobre a importância da conservação das árvores, espécies nativas da Mata Atlântica e a ecologia da região. Os alunos da Escola Índia Maria Rosa participaram de um plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. O apicultor Vinicius Chacon também participou com uma atividade que falou sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. 
Dentre as outras ações para acontecer na aldeia está a promoção da cultura Terena, com a valorização da cultura indígena, destacando práticas culturais como danças tradicionais e o uso de pinturas corporais como meios de expressão e preservação cultural. As ações visam fortalecer a identidade cultural e promover a herança rica da comunidade.
Através de programas de formação e capacitação, membros da comunidade local têm a oportunidade de desenvolver habilidades em artesanato, apresentações culturais e educação ambiental. Essa capacitação promove o empoderamento econômico e cultural das comunidades. "É fundamental reconhecer a riqueza cultural da comunidade indígena de Icatu na região noroeste. Apoiar projetos humanitários que promovem os povos indígenas é uma forma de valorizar sua significativa contribuição para a cultura local e preservar suas tradições ancestrais”, destaca um dos associados do clube Lucas Campos. 

(Com A/I Rotaract Club)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

09/10/2024 - Ponte do rio Tietê: Rodovia Assis Chateaubriand está interditada em Barbosa

09/10/2024 - Homem é preso em 500 gramas de cocaína

09/10/2024 - Adolescente é apreendido por tráfico em Avanhandava

09/10/2024 - Mulher acusa namorado de agressão e de a obrigar a manter relação sexual

09/10/2024 - Vigilantes flagram motorista furtando objetos em construção no Jardim do Lago 6

09/10/2024 - Daep inicia campanha de atualização cadastral de porta em porta

09/10/2024 - Crianças plantam o futuro no Projeto Semear Eco da Diana Bioenergia

09/10/2024 - Penápolis Câmara questiona plano de contingência de crise de água

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.