Penápolis, 13/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

14/06/2023

Equipe da cidade de Mazargão/MG visita Daep para conhecer serviços

DA REDAÇÃO

Uma equipe da Prefeitura Municipal de Mazargão, localizada em Minas Gerais, esteve no Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) por dois dias para conhecer os serviços de resíduos sólidos do município, com ênfase na coleta seletiva. A equipe, composta por quatro pessoas ocupando cargos de comando na Prefeitura de Mazargão, foi recepcionada pelos servidores do DAEP e pelos cooperados da Cooperativa dos Recicladores de Penápolis (CORPE), que apresentaram todo o sistema, as instalações e a rotina de trabalho da gestão de resíduos sólidos. Durante a visita, eles puderam conhecer a Central de Tratamento de Resíduos, onde são realizados serviços como aterramento dos resíduos domésticos, área para inertes, autoclavagem de resíduos de serviços de saúde, compostagem de galhos e destinação final de animais mortos, além de visitarem as instalações da CORPE.
A equipe trocou experiências com os servidores do Daep e avaliou a visita, reconhecendo que adquiriram muito conhecimento e ficaram satisfeitos com o compartilhamento do conhecimento técnico do Daep. Gledson Andersen de Oliveira, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Mazargão, elogiou a excelente prestação de serviços de resíduos sólidos em Penápolis e pretende continuar a troca de informações para implementar melhorias em seu município.
Carlos Alberto Bachiega, Presidente do Daep, que recebeu a comitiva, destacou a importância da troca de experiências para o crescimento dos órgãos executores da política pública de saneamento municipal.

Coleta seletiva
A coleta seletiva é a recolhimento dos resíduos sólidos secos (papel, plásticos, metal, vidro e outros) separado da coleta de lixo convencional e que pode ser reaproveitado e assim, retorna para a cadeia produtiva. A lei federal estabeleceu a Política Nacional de Residuos Sólidos, Lei nº 12.305 de 02/08/2010, que dentre suas definições, instituiu diretrizes para a coleta seletiva que até então não tinha regulamentação legal. No entanto, o município de Penápolis já havia adotado ações efetivas da coleta seletiva em 100% da área urbana desde 2000, ou seja, antes da exigência legal.
Segundo o SNIS – Sistema Nacional de Informações de Saneamento, dados de 2021, a coleta seletiva abrange 36,30% do total dos municípios brasileiros e nesta estatística que atingue apenas mais do que um terço dos municípios, Penápolis está dentro desse índice.

(Com A/I Daep)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

12/10/2024 - COMUNICADO AOS ASSINANTES, ANUNCIANTES E DEMAIS LEITORES

12/10/2024 - Caps: caminhada marca Dia Mundial da Saúde Mental

12/10/2024 - Lojas de brinquedos devem abrir neste dia das crianças

12/10/2024 - PM Ambiental resgata gato-do-mato em canavial de Penápolis

12/10/2024 - Sessão: Câmara Municipal votará 10 projetos segunda-feira

12/10/2024 - Região registra 4 novas mortes por dengue em 2024

12/10/2024 - Shopping da região sorteou 10 iPhones em campanha comemorativa

12/10/2024 - Hoje tem "Festa das Crianças" na Praça Carlos Sampaio

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.