Penápolis, 16/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

08/06/2023

Associação entrega 40 cadeiras de rodas para munícipes de Alto Alegre

DA REDAÇÃO

Na manhã desta terça-feira, 06, vinte munícipes alto-alegrenses foram contemplados com 40 cadeiras de rodas dispensadas pelo Centro Especializado em Reabilitação IV (CER 4) Ritinha Prates, de Araçatuba.
A entrega é resultado de um trabalho do Departamento Municipal de Saúde, que através de sua equipe selecionou munícipes com mobilidade reduzida ou comprometida e encaminhou para a entidade, que realizou visitas e avaliações às pessoas indicadas e hoje efetuou a entrega do equipamento mais adequado para cada paciente, considerando sua estatura e grau de comprometimento.
Foram entregues equipamentos de diversos modelos, como cadeira monobloco, motorizada, de banho com recline, entre outras.
Para ter acesso ao equipamento o munícipe com mobilidade reduzida ou comprometida deve atender a alguns critérios. O primeiro passo é procurar o Departamento Municipal de Saúde. Sendo constatada a sua necessidade, a solicitação é enviada à entidade e uma avaliação é agendada no CER. Após o tramite, preenchendo os requisitos, o usuário recebe o equipamento adequado.
As cadeiras de rodas são adquiridas pelo CER por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.
Inaugurado oficialmente no dia 26 de agosto de 2015, o CER Ritinha Prates é um ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Todo o atendimento realizado no CER é realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, por meio de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família.
O CER IV da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiências intelectual, auditiva, física e visual, de qualquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS II. O objetivo é promover o estabelecimento e cumprimento das ações voltadas à qualidade de vida desse segmento, assegurando a igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência. A garantia deverá resultar no provimento de condições e situações capazes de conferir qualidade de vida, com a plena observância do arcabouço legal específico, como é o caso do Decreto nº 3.298/99 e a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência.

(Com informações da Prefeitura Municipal de Alto Alegre)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

16/10/2024 - Décimo Concurso de Redação tem entrega de certificados e premiação na Câmara Municipal

16/10/2024 - Curso de Pedagogia da Funepe é contemplado em edital PIBID e oferece Bolsa de Incentivo à Docência

16/10/2024 - Cine Família: população pode escolher filme para sessão no Parque Maria Chica

16/10/2024 - Ponto MIS: inscrições abertas para oficina sobre o chapéu como adereço cênico no cinema

16/10/2024 - Cidades da região recebem mutirão de serviços de documentação

16/10/2024 - CEEJA oferece oportunidade de estudo aos mais velhos

16/10/2024 - Polícia Civil prende quatro suspeitos de furto e abate de gado em Penápolis e região

16/10/2024 - Nomes mais comuns entre crianças da rede estadual: região de Penápolis tem 34 Marias e 25 Davis

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.