Penápolis, 19/10/2024

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

26/02/2023

Leitura diária de jornal ajuda a prevenir Alzheimer, afirma organização

DA REDAÇÃO

A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), estima que atualmente cerca de 1,2 milhão de pessoas sofrem de Alzheimer no Brasil. Além disso, a organização também faz a estimativa de que cerca de 15% dos idosos brasileiros com mais de 60 anos de idade apresentam sintomas de demência, que incluem o Alzheimer.
De acordo com o Alzheimer’s Association, a leitura regular de jornal pode ajudar a prevenir doenças que afetam o cérebro como o Alzheimer e outras formas de demência. A organização afirma que a leitura de jornal é uma das atividades cognitivas mais eficazes na prevenção de doenças mentais, uma vez que ajuda a manter a mente ativa e estimula as conexões neurais. Além disso, a leitura de jornal pode melhorar a memória, a capacidade de raciocínio e tomada de decisões.
Além de ser uma fonte confiável de informação, a leitura diária de um jornal pode ser uma excelente maneira de manter o cérebro ativo e saudável. Isso ocorre porque, ao ler, o cérebro é constantemente desafiado a interpretar informações, compreender contextos e realizar análises críticas - atividades que estimulam a atividade cerebral e ajudam a preservar a cognição.
Além disso, o hábito da leitura deste tipo ajuda a fortalecer conexões neurais responsáveis pelo armazenamento e recuperação de informações. Também pode ajudar a melhorar a concentração, a habilidade de resolver problemas e a capacidade de tomar decisões informadas.
Outro benefício importante da leitura do jornal é que ela pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Ao ler as notícias diárias, as pessoas podem sentir-se mais informadas e preparadas para lidar com os desafios da vida cotidiana, além de se sentir conectadas com a comunidade e com o mundo ao seu redor.
A qualidade do sono é outro fator afetado positivamente por este tipo de leitura, uma vez que a exposição prolongada à luz artificial de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, pode afetar o ritmo circadiano e levar à insônia. Ler uma versão impressa do jornal antes de dormir pode ajudar a reduzir a exposição à luz azul e consequentemente a qualidade do sono dia após dia.
Por fim, a leitura do jornal pode ser uma excelente maneira de manter-se atualizado sobre as notícias e os acontecimentos do mundo. Isso pode ajudar as pessoas a se tornarem mais informadas e engajadas cidadãos, além de fornecer uma oportunidade para aprender sobre outras culturas e perspectivas.
Assim, a Alzheimer’s Association afirma que a leitura diária do jornal pode oferecer uma série de benefícios para a saúde mental e cognitiva, ajudando a manter o cérebro ativo e saudável e a melhorar a qualidade de vida geral. Portanto, diante deste mal que afeta milhões de pessoas, o simples incentivo da leitura de um jornal de maneira habitual e diária é uma clara demonstração de cuidado, que pode prolongar uma vida com qualidade, quando incluído esta prática na rotina do idoso.

(Com informações da ABRAz)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

19/10/2024 - Votação: PSD faz maioria nas prefeituras da comarca e região

19/10/2024 - Crime: empresário é preso acusado de tentativa de homicídio em Barbosa

19/10/2024 - Aposentado morre após passar mal e cair de motoneta

19/10/2024 - Experiência: Daep recebe visita da equipe do Semae de Ibiporã

19/10/2024 - Marfrig abre 200 vagas para unidade de Promissão; processo seletivo é feito em cidades da região

19/10/2024 - Câmara Municipal de Penápolis quer informações sobre o poço profundo

19/10/2024 - Sitiante é multado por usar fogo em área de pastagem

19/10/2024 - Penápolis: 2ª Semana do Hip-Hop continua neste final de semana

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.